Página Inicial Notícias Seapa reúne produtores para adesão ao Programa de Modernização da Cultura do Algodão
Seapa reúne produtores para adesão ao Programa de Modernização da Cultura do Algodão PDF Imprimir E-mail
Seg, 12 de Novembro de 2018 11:17

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), com apoio da Aprece/Comdetec, promove nesta terça-feira (13) o encontro sobre a Sensibilização e Credenciamento para Produção de Algodão no Ceará. O evento se inicia às 14 horas, no auditório no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), e terá na abertura a presença do secretário Euvaldo Bringel, que fará uma explanação do Programa de Modernização da Cultura do Algodão com o objetivo de sensibilizar produtores para credenciamento no Programa. O encontro é aberto ao público e reunirá prefeitos e secretários municipais ligadas a agricultura.

Segundo o gestor da Seapa, durante o encontro os produtores terão a oportunidade de conhecer o Programa e assim realizar o cadastramento conforme as normas estabelecidas pelo projeto. “Já temos demandas de diversos municípios solicitando esse credenciamento e a Seapa está se organizando junto com os parceiros do Programa para que o maior número de municípios sejam beneficiados”, reforçou o gestor da Seapa.

Programa de Modernização da Cultura do Algodão

O Programa prevê a capacitação de técnicos e produtores em novas tecnologias de produção de algodão herbáceo; capacitação de técnicos e produtores com foco na gestão de propriedade rural; seleção de áreas e produtores para instalação de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD's); realização de visitas técnicas e encontros com produtores; estímulo a expansão da áreas plantada; introdução de máquinas colheitadeiras de pequeno porte em substituição à colheita manual e criação da Câmara Setorial do Algodão. Esse ano já participaram do Programa os municípios de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Milagres.

São parceiras no Programa a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE) e Sindialgodão.

Programação:

1. Programa de revitalização do Algodão no Ceará – Secretário da Seapa

2. Papel da assistência técnica, pesquisa e integração com Prefeituras municipais – Ematerce/Embrapa

3. Sementes selecionadas e tratos culturais

4. Fiscalização da eliminação de restos culturais e vazio sanitário – Adagri

5. Adesão do município e termo de compromisso

Mais informações:

Coordenadoria da Pecuária da Seapa (COPEC)

12.11.2018

Julyana S Campos