Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Seapa, BNB e armadores de pesca se reúnem em Acaraú e Itarema
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Seapa, BNB e armadores de pesca se reúnem em Acaraú e Itarema PDF Imprimir E-mail
Qua, 18 de Abril de 2018 18:18

O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará, Euvaldo Bringel, participou nesta terça-feira (27) de dois encontros com armadores de pesca do Litoral Norte do Estado. Os encontros aconteceram nos municípios de Acaraú e Itarema, onde foram discutidos questões referentes as linhas de crédito disponibilizadas a categoria por parte do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Os dois momentos contaram com a presença da gerente da superintendência do BNB, Francisca Jeane; do gerente geral do BNB em Acaraú, Gilson Barroso; do gerente de negócios do BNB em Acaraú, Genilson José Dias, e dos técnicos da Seapa, Willams Batista e Galdino Neto.

Durante os dois encontros foram levantados questionamentos como a dificuldade por parte dos armadores em dar garantias ao banco para a liberação de linhas de crédito. Os armadores também solicitaram que o Banco analise o barco como um equipamento de longa durabilidade para a concessão do crédito. “Todas essas questões serão encaminhadas a gerência geral do BNB para análise, inclusive a possibilidade das embarcações serem dadas como garantias”, disse o secretário Euvaldo Bringel.

Outra dificuldade apresentada pelos armadores trata da documentação que deve ser encaminhada para análise e possível liberação do crédito. A categoria está com diversas embarcações sem licença devido a demora por parte do Governo Federal o que impossibilita a liberação da operação bancária. Segundo os representante do BNB, essa questão analisada a possibilidades do Banco receber parte da documentação e conduzir a análise do crédito deixando que a licença das embarcações sejam entregues na ocasião do desembolso de recurso. “Existem muitos casos onde o processo para aquisição de um crédito fica parado por falta dessa licença”, explicou Euvaldo Bringel. “Ao final do encontro também ficou acertado que o BNB funcionará com uma agência itinerante, pelo menos uma vez por semana, nos municípios da Região que não contam com posto do BNB para atender a todos os armadores da região”, comemorou o gestor da Seapa.

Na ocasião o secretário ainda anunciou que o Governo do Estado, por meio da Seapa, encaminhará ao Governo Federal a solicitação de um convênio para que o órgão estadual possa operacionalizar políticas da área federal. “Para o Governo do Estado a pesca é um setor muito importante e o governador Camilo Santana já provou o interesse em investir nessa área. É fundamental que pescadores e armadores tenham seus registros e a documentação de suas embarcações atualizadas e a Seapa tem total condição de fazer isso. Mas é necessário que o Governo Federal firme esse convênio”, finalizou Euvaldo Bringel.

 

18.04.2018

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira Campos

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3241.0561 - 98674.2701

 

 


 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4