Página Inicial Notícias Seapa promove o Seminário “Palma Forrageira: Ações e Discussões de Enfrentamento à Cochonilha do Carmim”
Seapa promove o Seminário “Palma Forrageira: Ações e Discussões de Enfrentamento à Cochonilha do Carmim” PDF Imprimir E-mail
Sex, 23 de Março de 2018 09:07

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) promove na próxima terça-feira (27) o Seminário “Palma Forrageira: Ações e Discussões de Enfrentamento à Cochonilha do Carmim”. O evento será realizado das 08h30 às 12 horas, no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), e terá na abertura a presença do secretário Euvaldo Bringel, que explanará sobre o Projeto da Palma Forrageira que a Seapa vem desenvolvendo junto aos produtores. O Seminário é aberto ao público, e deverá reunir além dos palestrantes diversos técnicos envolvidos no setor.

O Seminário surgiu a partir da necessidade diante da expansão geográfica da cochonilha do carmim nos territórios nordestinos e aos previsíveis prejuízos econômicos que impactarão diversas cadeias produtivas. O objetivo é que o encontro seja um ambiente enriquecedor para produtores e envolvidos no setor para traçarem estratégias de enfrentamento a essa praga.

Como parte da programação, o Seminário terá palestras do engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Márcio Peixoto, falando sobre a "Palma Forrageira: Ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário"; e do diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, José Tito Carneiro Silva, que discutirá o tema "Cochonilha do Carmim: Ações de Fiscalização". Após as palestras haverá um momento para debate. As ações que forem discutidas durante o encontro servirão de base para a ata que será entregue ao gestor da Seapa.

Sobre o Projeto Palma Forrageira da Seapa

Voltado ao fortalecimento da cultura da Palma Forrageira, o Projeto viabiliza subsídios a políticas públicas que incentivam a produção sustentável. O objetivo é criar um ambiente favorável para os pequenos e médios produtores cultivarem a Palma Forrageira livre de pragas, com otimização do uso da água, consolidando-a como produto estratégico para a garantia da reserva alimentar de gado bovino, caprino e ovino.

Programação:

08h30min – Abertura com Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará – Euvaldo Bringel;

09 horas – Palestra "Palma Forrageira: Ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário" - Engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Márcio Peixoto;

10 horas – Palestra "Cochonilha do Carmim: Ações de Fiscalização" - Diretor de Sanidade Vegetal da Adagri, José Tito Carneiro Silva;

11 horas – Debate

Mais informações:

Coordenadoria da Pecuária da Seapa (COPEC)

22.03.2018

Julyana S Campos