Página Inicial Notícias Quarta-feira do Atum acontece no próximo dia 07 no Mercado dos Pinhões
Quarta-feira do Atum acontece no próximo dia 07 no Mercado dos Pinhões PDF Imprimir E-mail
Qui, 01 de Março de 2018 14:07

Na próxima quarta-feira (07) a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará (Seapa), promove a Quarta-feira do Atum. O evento acontece no Mercado dos Pinhões, e conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e da Associação Associação de Chefes de Cozinha do Ceará (ACC). O evento será aberto ao público, das 18 horas às 22 boras, e reunirá renomados chefes de cozinha preparando receitas tendo como base o pescado. O anúncio foi feito durante a realização do Encontro de Chefs do Brasil (Enchefs), no Centro de Negócios do Sebrae.

Nesse dia os chefes reproduzirão receitas que estão no livro “Ceará Mares do Atum”, lançado após a primeira edição do Festival - que leva o mesmo nome -, realizado em outubro de 2017. O prato poderá ser consumido pelo público por um valor de R$ 10 reais. Segundo o secretário Euvaldo Bringel, o objetivo é estimular cearenses e visitantes a consumirem o pescado, que já atingiu no Ceará a marca de 1.000 toneladas pescadas por mês. “Apesar de um número expressivo o atum ainda não é um prato valorizado. Para mudar isso a Seapa está com um trabalho que envolve diversas ações que valorizem o consumo desse peixe. Um alimento rico em nutrientes e que tem um valor comercial atrativo tanto para ser consumido em casa como para ser comercializado. O Festival do Atum é uma dessas ações. A primeira edição fez tanto sucesso que rendeu a produção de um livro e agora estamos trabalhando para que aconteça a Quarta-Feira do Atum”, destacou o secretário Euvaldo Bringel.

Segundo o gestor da Seapa, a partir da próxima quarta-feira o projeto acontecerá mensalmente no Mercado dos Pinhões. E prevê também que todas as quarta-feiras os restaurantes que aderirem ao Projeto prepare uma receita para ser comercializada em seu cardápio. Ele é uma parceria com a ACC, e está em fase de captação dos comércios. “O atum é um produto que é nosso, mesmo que pescado a 500km de distância, mas que conta com a ousadia do pescador cearense. E a Quarta-feira do Atum vai valorizar isso. Por isso fica o convite para no próximo dia 07 vocês irem saborear essa iguaria. E o convite as chefes e donos de restaurantes para que entrem conosco nesse desafio que é transformar o atum em um prato tipicamente cearense, como ressalta sempre o secretário Euvaldo Bringel”, destacou o presidente da ACC, Luciano Ferreira.

Projeto Ceará Mares do Atum

O Festival do Atum assim como o a publicação do livro Ceará Mares do Atum é parte de um pacote de ações do Projeto Ceará Mares do Atum, que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Ceará, através da Seapa, e que visa desenvolver o consumo desses pescado no Ceará. Ações de licenciamento e certificações da frota; realização de cursos técnicos que visam capacitar as equipes de pesca; adequação de infraestrutura para recepção, beneficiamento e comercialização do pescado e divulgação do atum como um produto de qualidade e alta rentabilidade fazem parte do Projeto que está sendo um estímulo à expansão e atração de novas indústrias. “O atum é uma oportunidade para os restaurantes, para aqueles que querem empreender nessa área. Primeiro porque chega a um preço muito baixo de mercado e segundo é uma carne nobre a um preço competitivo. Coloquem o atum em seus cardápios. Vamos transformar o atum em mais um atrativo gastronômico na nossa cidade”, finalizou o secretário Euvaldo Bringel.

01.03.2018

Julyana S Campos