Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Solenidade marcará entrega de certificados do Curso de Boas Práticas do Atum
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Solenidade marcará entrega de certificados do Curso de Boas Práticas do Atum PDF Imprimir E-mail
Sex, 26 de Janeiro de 2018 08:07

Os participantes do Curso de Boas Práticas do Atum receberão os certificados de conclusão da capacitação nesta sexta-feira, 26, numa solenidade no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 10hs. A carga horária de 16 horas foi dividida em aulas teóricas e práticas, estas últimas desenvolvidas na Barra Grande.

O curso foi realizado pela Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), em parceria com Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA) e a empresa Robinson Crusoé, que compra o pescado.

Uma das exigências do Ministério do Trabalho, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Marinha, que são os órgãos fiscalizadores dessa atividade, é que “pelo menos uma pessoa na embarcação precisa passar por esse treinamento para manusear, armazenar, congelar o pescado em alto mar”, explica Maurício Valente Barbosa, supervisor de aquicultura e pesca da Sedema.

Dos 14 participantes do curso, 9 receberão o certificado. Os armadores (donos de embarcações com porte necessário para pesca do atum) já se enquadram nos requisitos básicos e/ou estão aptos a construir embarcações com os requisitos necessários.

No primeiro mapeamento de possíveis embarcações com potencial para a pesca do atum realizado no ano passado, 20 embarcações do município estariam aptas para esse tipo de pesca.

Com o crescimento da atividade no Ceará, parte das embarcações anteriormente mapeadas não estariam mais aptas por não atingir o tamanho mínimo de 15 metros.

Estarão presentes na solenidade de amanhã o secretário da agricultura, pesca e agricultura do Ceará, Euvaldo Bringel Olinda, autoridades locais, representantes da Colônia Z17 e do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanal, Marisqueiras, Trabalhadores e Trabalhadoras da Pesca Artesanal do Município de Icapuí Armadores (SINDPAMI).


Fonte: Prefeitura de Icapuí

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4