Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Retrospectiva Seapa-Adagri
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Retrospectiva Seapa-Adagri PDF Imprimir E-mail
Qua, 27 de Dezembro de 2017 20:20

Caros membros da família SEAPA-ADAGRI nosso agradecimento pelo trabalho vitorioso e pelo ambiente amigável de convivência que construímos ao longo deste ano de 2017. Mesmo com todas as dificuldades financeiras e, grave a crise hídrica, foi um ano de superação e de resultados positivos para o Ceará e para todos nós. Aproveito a oportunidade para elencar importantes ações realizadas pelo Governo do Ceará e que contaram com a contribuição de cada colaborador da Seapa e Adagri.

Iniciaremos o ano com toda família juntos no mesmo espaço, com grande racionalização do trabalho, maior integração SEAPA-ADAGRI e com nossos fiscais beneficiados com o direito a insalubridade e garantia de salário base igual a média do Nordeste, antigas reivindicações da categoria, atendidas pelo governador Camilo Santana.

Aprovamos o projeto da Lagosta Viva, uma ação com o intuito de valorizar um produto importante para o Ceará. Através desse Projeto melhoramos a renda dos pescadores, da indústria e do estado. Em parceria com o Sindfrio, estaremos também realizando o reordenamento e fazendo o acompanhamento do desembarque da lagosta em vários pontos do Estado. Conseguimos ainda destravar umasolicitação de mais de 7 anos a equiparação do ICMS sobre lagosta. Com isso conseguimos evitar a evasão da produção para outros estados, gerando mais emprego no Ceará.

O programa Ceará Mares do Atum, que já vinha sendo trabalhado a partir do seminário realizado em 2015, deu um grande salto, tivemos a aprovação do MAPP. Através do Programa iremos construir um novo porto de embarque para a pesca do Atum na cidade de Itarema, no Litoral Leste do Estado. Implantar 50 equipamentos de segurança de navegação nos barcos, capacitar pescadores para melhor manipular os alimentos e Realizamos também ações importantes com o objetivo de qualificar e intensificar o consumo do atum no Estado. Em parceria com a Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC) e Prefeitura de Fortaleza, realizamos em outubro o Festival Ceará Mares do Atum. O evento reuniu no Mercado dos Pinhões 20 renomados chefes de cozinhas que prepararam receitas com atum e lançamos o livro de receitas de atum . Faremos ainda 02 eventos em regiões estratégicas do Ceara, divulgando receitas com atum. Lançamos com apoio dos parceiros, a quarta-feira do atum e a partir de janeiro diversos restaurantes ofertarão em seu cardápio uma receita com a base dessa proteína. Também em duas quarta-feiras do mês essas receitas poderão ser apreciadas na vendas localizadas no Mercado dos Pinhões.

Enfrentamos o vírus da Mancha Branca, um grande desafio para os produtores de camarão que fez a produção do Ceará reduzir de 40 mil para 10 mil toneladas. Sob a liderança da Seapa em parceria com Associação dos Criadores de Camarão do Ceará (ACC), Prefeituras municipais e Ufersa, implantamos no estado o Programa Saúde nas Fazendas (PSF Camarão) e instalamos 03 laboratórios de apoio em Jaguaribara, Jaguaruana e Parajuru, para fazer análise, dar resposta rápida sobre a infestação do vírus e em conseqüência salvar a produção evitando grandes prejuízos aos aquicultores. Estas ações recuperaram a produção e estamos a caminho de superar a produção anterior

Estamos desenvolvendo tecnologia para a criação intensiva de tilápia integrada a horticultura, em parceria com a Prefeitura de Orós e Associação de Produtores . projeto inovador que visa suprir a deficiência de água no Estado do Ceará.

Com o objetivo de produzir mais com menos água desenvolvemos o Programa da Palma Forrageira. Através da plantação dessa espécie vamos reduzir a dependência do capim, que consome um maior volume de água e garantir o crescimento da pecuária, sobretudo da nossa bacia leiteira de grande destaque nacional. com a plantação de Palma fortalecerá a resiliência a seca ao garantir alimentos de qualidade na seca.

O Ceará é destaque com pólo moveleiro e a SEAPA está apoiando-o, incentivando o plantio de madeiras nobre em especial o Mogno Africano, para suprir o pólo e melhorar sua competitividade, elaboramos projeto de desenvolvimento do setor, realizamos seminários regionais de mobilização e estamos implantando áreas demonstrativas

Conseguimos ainda Junto com Adagri, e apoio da casa civil alterar a legislação e voltar a fiscalizar as vaquejadas e exposições, com vista ao controle sanidade dos animais. Garantindo o retorno das vaquejadas e eventos de tradição cultural do estado.

Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza será construído o Mercado das Flores e Plantas Ornamentais, que atenderá uma antiga demanda o setor de floricultura do Ceará. O Mercado das Flores consiste em uma estrutura coberta de 1.455 metros quadrados (m²) de área total e será construído na Praça Joaqumim Távora, na Avenida Pontes Vieira, entre as Ruas Capitão Gustavo, Fiscal Vieira e Antônio Furtado. Para abrigar os comerciantes, o local contará com 39 lojas de 18 m² cada um.

Junto a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), conseguimos a autorização para edital de contratação de 10 bolsas de mestrado e doutorado. Através desse trabalho será possível atuar em pesquisas como o vírus da mancha branca do Camarão e ações que visam melhorar e ampliar a produção do atum, tilápia, lagosta viva, horticultura. Estamos também em elaboração com a FUNCAP, o programa Pesquisador chefe, que irá disponibilizar pesquisadores renomados para estudar soluções tecnológicas para a aquicultura, pesca e agronegócio.

A Seapa também está liderando uma parceria para a viabilização no Ceará de um Centro de Referência em laboratórios para alimentos ajudando a definir demandas e especificações de 5 cinco laboratórios certificados de apoio ao setor produtivo que transformarão o Ceará numa referencia nacional em alimentos.

Com grande destaque em 2017, tivemos o Programa Peixamento, que identificou reservatórios e distribuiu 2 milhões de alevinos de tilápia com o objetivo de repovoar esses mananciais de água no Estado.

Ampliamos as fiscalizações e consequentemente o controle das empresas que trabalham com pescado e seus derivados, garantindo ao consumidor qualidade na inspeção sanitária. Também aumentamos o número de empresas com o Selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

A Seapa também será responsável pela requalificação do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crarto. O documento para as obras já está em fase de licitação. Também tivemos uma importante atuação em Feiras e Exposições de Agropecuária, Pesca e Aquicultura realizadas em todo o Ceará, como PecNordeste, Expocrato, Expoece, Expocece, etc. Nelas foi possível apresentar as ações do Governo do Estado, através da Seapa, que beneficiam o setor, além de intensificar comunicação dos nossos técnicos com a população. A ideia é ampliar ainda mais a participação da Secretaria em eventos ligados as áreas de atuação da Secretaria. Também conseguimos, através da ADAGRI captar o maior evento do Brasil na área de sanidade animal, ANDESA será realizado em 2019 aqui em Fortaleza.

Através dessas ações e projetos a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) visam ampliar sua atuação e contribuição para a construção de um Ceará mais justo para todos os cearenses.

Euvaldo Bringel,

Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4