Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Profissionais são homenageados pelo Dia do Engenheiro de Pesca na AL
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Profissionais são homenageados pelo Dia do Engenheiro de Pesca na AL PDF Imprimir E-mail
Sex, 15 de Dezembro de 2017 10:35

Os profissionais que se dedicam à engenharia de pesca foram homenageados durante sessão solene na noite desta quinta-feira (14/12), no Plenário 13 de maio da Assembleia Legislativa. O Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é celebrado em 14 de dezembro, data da formatura da primeira turma do curso, em1974, em Pernambuco.

O evento foi solicitado pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT) e presidido pelo deputado Yuri Guerra (PMN), que parabenizou todos os homenageados e lembrou que a história de sua família é feita de pescadores e pessoas que viviam e vivem da pesca.

Foram homenageados os engenheiros Wladimir Ronald Lobo Farias (in memoriam); o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel; Ricardo Nogueira Campos Ferreira; Enox de Paiva Maia e a engenheira Djacira Silvério Gondim.

O secretário da Seapa, Euvaldo Bringel, ressaltou a generosidade dos profissionais da Engenharia de Pesca e a importância da área para a história e o  desenvolvimento do Estado. “A força do Ceará é muito grande”, indicou. Elencando os cenários de atividades do Estado, o secretário citou o processo de aprovação dos parques aquíferos, as fazendas marinhas, junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Segundo ele, são novos leques de atividade para o Estado, que representam desafios e oportunidades para os profissionais.

O presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará (AEP-CE), Antônio Diogo Lustosa Neto, afirmou que os profissionais representam “o que temos de melhor no Estado do Ceará. É um bem inestimável, um capital intelectual com uma enorme excelência”. Segundo ele, tecnologia, criatividade, competência e aproveitamento das oportunidades são os caminhos usados pela categoria para enfrentar os momentos difíceis.

Lustosa Neto lamentou a perda de dois profissionais importantes para a área, o homenageado Wladimir Ronald Lobo Farias e a professora Maria Lúcia Nunes. Segundo ele, a pesquisadora era uma das “maiores expressões da tecnologia do pescado no Brasil”, formando muitos engenheiros de pesca. Como homenagem, a Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará entregou à família da professora uma placa de Engenheira de Pesca Benemérita.

Participaram ainda da sessão o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor doutor Manuel de Andrade Furtado Neto, representando o reitor da Universidade, professor Henry Campos; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Jaime Rodrigues Júnior; o coordenador do Escritório Federal de Aquicultura e Pesca no Ceará, Ricardo Lincoln Barreira, e, representando as Associações de Engenheiros de Pesca do Brasil, o diretor-geral do campus de Acaraú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Márcio Bezerra.

Foto: Marcos Moura

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4