Página Inicial Notícias Profissionais são homenageados pelo Dia do Engenheiro de Pesca na AL
Profissionais são homenageados pelo Dia do Engenheiro de Pesca na AL PDF Imprimir E-mail
Sex, 15 de Dezembro de 2017 10:35

Os profissionais que se dedicam à engenharia de pesca foram homenageados durante sessão solene na noite desta quinta-feira (14/12), no Plenário 13 de maio da Assembleia Legislativa. O Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é celebrado em 14 de dezembro, data da formatura da primeira turma do curso, em1974, em Pernambuco.

O evento foi solicitado pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT) e presidido pelo deputado Yuri Guerra (PMN), que parabenizou todos os homenageados e lembrou que a história de sua família é feita de pescadores e pessoas que viviam e vivem da pesca.

Foram homenageados os engenheiros Wladimir Ronald Lobo Farias (in memoriam); o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel; Ricardo Nogueira Campos Ferreira; Enox de Paiva Maia e a engenheira Djacira Silvério Gondim.

O secretário da Seapa, Euvaldo Bringel, ressaltou a generosidade dos profissionais da Engenharia de Pesca e a importância da área para a história e o  desenvolvimento do Estado. “A força do Ceará é muito grande”, indicou. Elencando os cenários de atividades do Estado, o secretário citou o processo de aprovação dos parques aquíferos, as fazendas marinhas, junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Segundo ele, são novos leques de atividade para o Estado, que representam desafios e oportunidades para os profissionais.

O presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará (AEP-CE), Antônio Diogo Lustosa Neto, afirmou que os profissionais representam “o que temos de melhor no Estado do Ceará. É um bem inestimável, um capital intelectual com uma enorme excelência”. Segundo ele, tecnologia, criatividade, competência e aproveitamento das oportunidades são os caminhos usados pela categoria para enfrentar os momentos difíceis.

Lustosa Neto lamentou a perda de dois profissionais importantes para a área, o homenageado Wladimir Ronald Lobo Farias e a professora Maria Lúcia Nunes. Segundo ele, a pesquisadora era uma das “maiores expressões da tecnologia do pescado no Brasil”, formando muitos engenheiros de pesca. Como homenagem, a Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará entregou à família da professora uma placa de Engenheira de Pesca Benemérita.

Participaram ainda da sessão o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor doutor Manuel de Andrade Furtado Neto, representando o reitor da Universidade, professor Henry Campos; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Jaime Rodrigues Júnior; o coordenador do Escritório Federal de Aquicultura e Pesca no Ceará, Ricardo Lincoln Barreira, e, representando as Associações de Engenheiros de Pesca do Brasil, o diretor-geral do campus de Acaraú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Márcio Bezerra.

Foto: Marcos Moura

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará