Página Inicial Notícias Nossa homenagem ao dia do ENGENHEIRO DE PESCA
Nossa homenagem ao dia do ENGENHEIRO DE PESCA PDF Imprimir E-mail
Qui, 14 de Dezembro de 2017 16:06

“Tua jangada afoita enfune o pano, vento feliz conduza a vela ousada. Que importa que teu barco seja um nada, na vastidão do oceano se à proa vão heróis e marinheiros e vão no peito corações guerreiros”. Hino do Ceará

O Ceará é o Estado mais impactado pelo profissional da pesca, por ter seu território localizado no semiárido de difícil produção agrícola, mas ao mesmo tempo é beneficiado pela grande extensão dos mares com excelentes possibilidades. Esta confluência gerou os nossos símbolos profissionais tradicionais : o VAQUEIRO e o PESCADOR, nossos heróis do suprimento de alimentos.

A pesca está portanto na essência do cearense e com o desenvolvimento da ciência, evolução da aquicultura e desenvolvimento do esforço de pesca, os profissionais engenharia de pesca são cada vez mais importantes para o nosso povo.

Estamos produzindo fatos históricos no mundo. Pela primeira vez a quantidade de proteína de peixes e frutos do mar produzidos em criatório superou ao de captura para alimentação, isto com crescimento do volume de pescado ano a ano e a quantidade de peixes provenientes dos criatórios cresce mais ainda, garantindo alimento para os habitantes do planeta. São fatos incontestes que mostram a grandeza destes profissionais.

Nossa SEAPA vem colaborando com essa virada histórica, fortalecendo, ordenando a pesca e desenvolvendo projetos importantes.

Programas como o CEARÁ MARES DO ATUM , onde trabalhamos desde a capacitação dos pescadores e de toda equipe embarcada, controle e sanidade do pescado, infraestrutura de recepção e beneficiamento. Graças a esta valentia do cearense já somos o maior fornecedor de atum do país.

Apoio a cadeia produtiva da lagosta com o projeto LAGOSTA VIVA, onde em parceria com setor de beneficiamento e associações de pescadores estamos agregando valor a nossa lagosta, protegendo seus estoques e desestimulando a pesca predatória.

Na aqüicultura atingimos grande destaque na produção de tilápia em gaiolas, que impactadas pela seca, nos grandes reservatórios, teve que migrar temporariamente para outros estados. Na SEAPA estamos desenvolvendo tecnologias para criação em tanques escavados.

Outra ação de grande repercussão social é o peixamento dos açudes, no estado do Ceará, o que vem garantindo rápida reposição da capacidade de produção de pescado em barragens atingidas pela seca, democratizando o acesso.

Na criação de camarão, onde o Ceará é destaque nacional, conseguimos com o programa Programa de Saúde na Fazenda (PSF), levar em parceria com a UFERSA, prefeituras e a Associação Cearense de Criadores de Camarão, novas tecnologias ao pequeno produtor e estamos rapidamete recuperando a produção cearanse em bases bem mais consistentes.

Nossos agradecimentos a estes profissionais da pesca, pelos resultados alcançados e esta homenagem que hora recebemos é dedicada a toda a família SEAPA, que com dedicação e boa vontade faz um Ceará melhor.

Euvaldo Bringel,

Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura