Página Inicial Notícias Seapa e Sindifrios lançam os projetos Lagosta Viva e Ceará Mares do Atum
Seapa e Sindifrios lançam os projetos Lagosta Viva e Ceará Mares do Atum PDF Imprimir E-mail
Qua, 18 de Outubro de 2017 14:52

O Governo do Ceará, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindifrios) apresentam nesta quinta-feira (19) ações que vem desenvolvendo para fortalecer o desenvolvimento da pesca no Ceará. Durante o encontro, que acontece no às 09 horas, no Marina Park Hotel (Salão Iracema), o secretário Euvaldo Bringel, e a diretora do Sindfrios, Elisa Gradvol, lançam os projetos Lagosta Viva e Ceará Mares do Atum. Na ocasião também será assinado um termo de cooperação entre os dois órgãos para a execução dos projetos.

O Projeto Lagosta Viva visa fortalecer a captura e o beneficiamento da lagosta que deve chegar viva aos estabelecimentos de processamento. Isso faz com que o produto tenha uma qualidade superior a forma como o crustáceo é importado atualmente. “Com a mesma quantidade de quilos que hoje se pesca a lagosta se pretende incrementar a renda do setor e gerar mais empregos”, destaca o secretário Euvaldo Bringel. Ainda segundo o diretor técnico do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), Cadu Vilaça, “importada dessa forma o produto desperta o interesse de outros mercados internacionais, principalmente asiáticos, que acabam remunerando melhor a lagosta quando viva e consequentemente toda cadeia”, reforça.

O Projeto Ceará Mares do Atum que tem como objetivo incentivar o consumo do atum entre o consumidores cearenses, já que esse tipo de pesca vem crescendo cada vez mais no estado. “ A ideia é transformar o Atum em um produto tipicamente cearense”, destaca Euvaldo Bringel. A Seapa irá atuar na capacitação de pescadores e na melhorias no Porto de Itarema, no Litoral Oeste, município que vem se destacando nesse tipo de pesca. Segundo Cadu Vilaça, “o atum é um recurso que vem sendo explorado recentemente no Ceará e que está se desenvolvendo de forma um pouco desorganizada por isso a importância desse projeto”, explicou o Diretor.

O encontro contará com a presença do diretor financeiro do Sindifrios-CE, Oziná Costa, empresários, pescadores e representantes envolvido com o setor.

18.10.2017