Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Vaquejadas voltam a ser fiscalizadas pela Adagri
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Vaquejadas voltam a ser fiscalizadas pela Adagri PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Setembro de 2017 10:30

A vaquejada voltará fiscalizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Após encontro, realizado na sede da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), com a presença do secretário Euvaldo Bringel, do presidente da Adagri, Jaime Bezerra, e do presidente da Associação Cearense da Vaquejada, Alisson Câmara, ficou acordado a retomada das fiscalizações por parte do órgão.

Segundo o secretário Euvaldo Bringel, já está tramitando a proposta do governador Camilo Santana do novo projeto de lei que legaliza e regulamenta a prática da vaquejada em todo território do Ceará. A lei prevê uma série de regras para eventos do esporte, especialmente no que trata do resguardo da saúde dos animais envolvidos. “Conversamos anteriormente com o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e após esse encontro na segunda-feira ficou acertado os técnicos da Adagri voltam a sua função nesses eventos”, destacou.

"A Adagri não estava autorizando a prática porque não tinha lei que regulamentasse o esporte, agora que o Governador enviou o documento para Assembleia a fiscalização volta a sua normalidade e a autorização vai acontecer desde que o evento siga as regras determinadas", explicou o presidente Jaime Bezerra. A fiscalização também garante ainda a sanidade animal já que sem a autorização os exames de mormo e anemia infecciosa equina não estavam sendo realizados adequadamente. O mormo é uma doença que pode ser contraída por seres humanos e que não tem cura. A fiscalização é uma das formas de evitar sua disseminação.

A reunião contou também com a presença da coordenadora Jurídica da Seapa, Paula Rattacaso, e da veterinária, Armanda Pinheiro; do presidente da Câmara Setorial de Equídeos, Rodrigo de Freitas; do diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, e do procurador do órgão, Gustavo Vicentino; e demais autoridades.

 

06.09.2017

Julyana Silveira Campos (  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Assessoria de Imprensa da Seapa

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4