Página Inicial Notícias Novas tecnologias para o cultivo de tilápia é tema de encontro
Novas tecnologias para o cultivo de tilápia é tema de encontro PDF Imprimir E-mail
Qua, 07 de Junho de 2017 08:16

Novas tecnologias para o cultivo da tilápia com recirculação de água foi o tema do encontro realizado nesta terça-feira (06), na Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). Produtores, pesquisadores e dirigentes de órgãos conheceram experiências que vem sendo realizadas em diversos municípios cearenses. O encontro foi comandado pelo secretário adjunto, Euvaldo Bringel, e contou com a participação dos engenheiros de pesca da Secretaria.

Além das apresentações das experiências com recirculação de água para o cultivo de tilápia, foi debatido a viabilidade dessas ações. O encontro servirá de base para a criação de um Projeto de Apoio a essas novas tecnologias por parte do Governo do Estado, através da Seapa. “A criação de tilápia tem passado por um processo de diminuição ao longo dos anos, principalmente por conta da escassez de água nos principais reservatórios do Estado. Diante desse cenário, o Governo Estado quer apoiar novas tecnologias que favoreçam a produção levando em consideração o uso inteligente da água e através desses encontros vamos identificar qual o projeto mais viável que a Secretaria deverá apoiar”, destacou Euvaldo Bringel.

Segundo o gestor, é essencial escutar os produtores para que esse projeto de apoio seja uma ação participativa. “Diante do que ouvimos nesse encontro vamos estudar um modelo ideal para a piscicultura em sistema fechado, para isso é fundamental que essa tecnologia tenha uma resposta social e econômica. Diante da escassez de água o governador Camilo Santana está focado em desenvolver políticas públicas que gerem emprego para os cearenses”, concluiu Euvaldo Bringel.

O encontro contou com a participação do presidente da Ematerce, Antônio Rodrigues Amorim; representantes da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq), Câmara Setorial da Tilápia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Frutacor; System Fish e Plantagri;  e produtores do Vale do Riacho Forquilha em Quixeramobim e produtores de Aquiraz, Boa Viagem e Jaguaribara.

07.06.2017