Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Seapa realiza seminário sobre A Importância do Selo de Serviço de Inspeção Estadual
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Seapa realiza seminário sobre A Importância do Selo de Serviço de Inspeção Estadual PDF Imprimir E-mail
Qua, 15 de Fevereiro de 2017 17:58

Representantes das industrias de alimentos se reuniram nesta quarta-feira (15) durante o Seminário sobre a importância do Selo de Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). O evento foi realizado pela Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), com apoio da Fiec, Senai, Sebrae, Banco do Nordeste (BNB), Sindfrios, Banco do Brasil (BB) e Faec.

O secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, abriu o seminário, que abordou a importância do S.I.E. para as empresas. “A nossa proposta é que nós, enquanto Secretaria, possamos dá todo o apoio para a legalização. A tendência da empresa que não se regularizar é se acabar, já que terá muitas dificuldades tanto na comercialização quanto na fiscalização”, reforçou o gestor.

Presente no evento, o diretor Regional do SENAI/CE, Paulo André Holanda, falou sobre a disponibilidade de cursos de capacitação ofertados pelo órgão. O gerente de Vendas do Sistema FIEC, Dermival Costa, também apresentou cursos que a Federação oferece e que podem auxiliar as empresas em sua legalização.

O Selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) tem com o objetivo de controlar e fiscalizar o pescado e seus derivados, garantindo ao consumidor qualidade na inspeção sanitária. Todas as empresas que processam, industrializam, armazenam produtos da pesca e aquicultura; e que pretendam realizar comércio intermunicipal (entre municípios de um mesmo estado) devem ser registradas no S.I.E, junto a COFIS/Seapa, com exceção para estabelecimentos que possuam registro no Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), pois é vedada a duplicidade de registro nos serviços de inspeção. O selo surgiu através da Resolução/SPA n° 01 de 10 de janeiro de 2012, estando vinculado à Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), através da Coordenadoria de Ordenamento e Fiscalização (COFIS).

Também estavam presentes no Seminário o articulador da Unidade de Agronegócio do Sebrae Ceará, Paulo Jorge; o coordenador de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, Osvaldo Segundo; a engenheira de Pesca da Seapa, Denise Lippmann; a gerenre de Auditoria da Agroindústria da Adagri, Adriane Paixão; o engenheiro de Pesca da Aceaq, Tony Albuquerque; representante do BNB, João Luís, e demais representantes do setor.

 

15.02.2017

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira (  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 85 3241.0561)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4