Página Inicial Notícias Uso eficiente da água é discutido durante os dois dias de Frutal 2016
Uso eficiente da água é discutido durante os dois dias de Frutal 2016 PDF Imprimir E-mail
Qui, 01 de Dezembro de 2016 14:07

Começou nesta sexta-feira (01) a 23ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal) e a XVIII Agroflores, no Centro de Negócios do Sebrae-CE. Os presidentes do Instituto Frutal, Enoque Brasil, e da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais, Thomas Reeves, fizeram a abertura do evento. Presente na solenidade, o secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, destacou a importância que a obra de Transposição do São Francisco tem para o Ceará e todo o Nordeste. “É uma obra fundamental para o desenvolvimento da região. O Ceará há cinco anos vem sendo castigado com estiagem e se pronta, a transposição iria ser estratégica para o Estado”, lembrou Euvaldo.

"A Transposição do São Francisco e as alternativas de oferta de água para o Estado" também foi tema da palestra de abertura do evento, que esse ano tem como tema central “O uso Eficiente da Água no Setor Agropecuário”. A abertura contou ainda com a presença do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, que destacou a importância do evento diante do quadro que se encontra o setor agropecuário do Ceará. “Esse evento acontecer mostra que a seca não deve ser um obstáculo e sim que devemos aprender a conviver com o fenômeno”, destacou o presidente.

Sobre o Frutal 2016/ XVIII Agroflores

A programação do Frutal 2016 acontece nos dias 01 e 02 de dezembro, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, das 08 horas às 19h30. Durante os dois dias de evento acontecerão Palestras Técnicas, Seminários Setoriais e Oficinas Florais. O público poderá também visitar a XVIII Agroflores, evento que tem como parceiro a Câmara Setorial de Flores, e terá a participação das principais empresas do setor, apresentando os resultados do desenvolvimento da floricultura cearense, mesmo em época adversa de clima. "Pela manhã o evento terá a programação técnica, com importantes nomes do setor palestrando e a tarde a Feira fica aberta para visitação. Será um evento muito rico como nos outros anos, só que com um detalhe, esse ano concentrado em dois dias e com foco no uso da água", explica o coordenador técnico do Frutal, Erildo Pontes.

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) estará participando da Feira com um stand montado durante os dois de evento. No local os visitantes poderão conhecer os projetos e ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, através da Seapa, que beneficiam o setor. "O Frutal é um evento tradicional no Ceará e que contribui com aporte de novas tecnologias, com facilitação de negócios, com exposições. Esse ano haverá um grande debate sobre a Transposição do Rio São Francisco e é importante que a Seapa participe desse grande evento", destacou Euvaldo Bringel.

Segundo o Instituto Frutal, a escolha do tema tem o objetivo de mostrar o cenário atual do Ceará e da Região Nordeste, em busca de alternativas objetivas para o setor. O contexto atual da fruticultura cearense frente aos problemas provocados pelos efeitos de cinco anos de estiagem e a falta de recarga em nossos mananciais foram motivadores para a realização de um Grande Seminário de Impacto Regional, com apresentação e análise de temas estratégicos sobre a água e seus efeitos comprometedores na fruticultura e floricultura do Ceará.

Confira a Programação: http://www.seapa.ce.gov.br/images/Frutal2016/folder%20programao_frutal%202016_22.11.2016.pdf

Frutal 2016/XVIII Agroflores

Data: Quinta-feira (01) e Sexta-feira (02)

Horário: 08h30 – Programação Técnica / 14h às 19h30 Visitação a Feira