Página Inicial Notícias Seapa marca presença na PecNordeste 2016
Seapa marca presença na PecNordeste 2016 PDF Imprimir E-mail
Qua, 22 de Junho de 2016 17:51

Os produtos da Feira da Agricultura Familiar estarão expostos até o dia 23 de junho na XX edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) e da XX Feira de Produtos e Serviços Agropecuários. O Governo do Estado participa do evento, desde a primeira edição, com ações e iniciativas de promoção da agricultura familiar, pecuária e desenvolvimento agrário.

Para Cristiane Pinheiro, produtora de castanha, a feira marcou o início dela no mercado exportador. “Foi aqui que um empresário estrangeiro provou minha castanha, gostou e resolveu comprar. Aí eu envio para outros países por causa dele”, contou orgulhosa.

Já o produtor José Flávio, do município de Cascavel, participa da PecNordeste há pelo menos quatro anos. Produtor de cachaça, ele sustenta a família através da venda do produto em feiras, exposições, seminários e para grandes supermercados.

PecNordeste

O Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) é uma parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae). O PecNordeste este ano completa 20 anos de realizações, trazendo em sua estrutura 120 atividades técnico-científicas, com participação de 132 palestrantes de diferentes estados.

Esta edição contará com o I Seminário Cearense de Palma Forrageira, V PecLeite (exposição especializada de bovinos e caprinos leiteiros), Exposição Sebrae, I Encontro de Reflorestadores do Semiárido, segunda edição da Galeria dos Garanhões, com oito cavalos reprodutores e a realização do Espaço Cultural.

Seapa

Para o secretário adjunto da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará), Euvaldo Bringel, o PecNordeste é o evento mais importante da pecuária nordestina, trazendo grande oportunidade para que o Governo mostre suas políticas, discuta com os produtores e criadores e introduza novas atividades econômicas. “Através deste seminário é possível incentivar o crescimento da agropecuária em todo o estado. São discutidos temas relevantes com destaque a novas tecnologias”, afirmou Euvaldo.

Medalha Prisco Bezerra

Durante a cerimônia de abertura da PecNordeste foi realizada a entrega de Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra, que homenageou o presidente da Aprece Expedito José do Nascimento, a presidente do Sindicato Rural de Jaguaribe, Maria Zimar Pinheiro Diógenes, e a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), representada pelo seu presidente Augusto Júnior.