Página Inicial Notícias Comercialização de ostras no Ceará deverá ser incrementada
Comercialização de ostras no Ceará deverá ser incrementada PDF Imprimir E-mail
Sex, 06 de Maio de 2016 18:56

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, o titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Osmar Baquit, e o secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, participaram na terça-feira (03) de uma reunião em Brasília com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Katia Abreu. Um dos assuntos tratados foi o projeto para incrementação, produção e comercialização de frutos do mar, principalmente da ostra.

O Ceará já dominou a tecnologia da produção de ostra, atendendo às necessidades do mercado. A ostra foi identificada como grande oportunidade para a economia cearense, fonte de geração de emprego e renda na área litorânea.

O secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, relatou que já foram realizadas várias visitas e reuniões com setor produtivo. Agora o projeto está sendo levado para o Governo Federal para a solução de alguns entraves que estão bloqueando a produção. “Hoje, somente o estado de Santa Catarina tem laboratório para análise das toxinas da ostra. Pela atual portaria teríamos que enviar essas análises de 15 em 15 dias, o que dificulta e proíbe os estados do país a comercializarem ostras”, explicou Euvaldo.

Foi proposto o aumento da periodicidade dos exames já que no Ceará não há registros de contaminação de ostras pela maré vermelha. “O Nordeste tem uma situação com correntes marítimas fortes e temperatura alta o que favorece o ostreicultura. A ministra se comprometeu a mudar a portaria e o governador está acompanhando esse processo que vai dar grande oportunidade de desenvolvimento ao Ceará”, acrescentou.

O Ceará já e o maior produtor de camarão em cativeiro do país e todos esses tanques e canais são propícios para criação de ostras. “É uma nova atividade que não precisa de água doce e vai gerar emprego para a população da região litorânea, mais populosa do estado. A mudança dessa portaria vai propiciar que o estado implante uma política mais forte de desenvolvimento da ostreicultura, abrindo novos mercados”, afirmou o secretário.

06.05.2016

Milena Fernandes