Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Adesão do Serviço de Inspeção Estadual ao SISBI é pauta de reunião em Brasília
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Adesão do Serviço de Inspeção Estadual ao SISBI é pauta de reunião em Brasília PDF Imprimir E-mail
Sex, 15 de Abril de 2016 12:29

O Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA), Osmar Baquit, e representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), participaram na terça-feira (12) de uma reunião com a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu. O encontro teve como principal objetivo tratar do processo de adesão do Serviço de Inspeção Estadual ao SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção.

A pauta tratou das principais dificuldades que os Estados estão enfrentando para concluir a adesão ao SISBI, bem como as possíveis soluções aos entraves apresentados. Entre eles, o suporte laboratorial, utilização de ferramentas de tecnologia da informação, necessidade de capacitação dos fiscais agropecuários, arcabouço legal desatualizado e escassez de servidores de forma a contemplar os estabelecimentos sob inspeção permanente.

Diante da necessidade, o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, afirmou que todas as providências serão tomadas e reafirmou a determinação do MAPA em auxiliar os Estados. A ministra afirmou que a adesão ao Sistema será monitorada de perto pelo MAPA, que disponibilizará um canal direto de comunicação com as entidades de defesa agropecuária dos estados. “Quero acompanhar com as duas mãos o SISBI no Brasil inteiro”, disse.

Também participaram da reunião representantes de Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, e Mato Grosso do Sul.

Estados e municípios inseridos no SISBI têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), podendo os produtos por eles inspecionados serem comercializados em todo o território brasileiro.

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4