Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Seminário sobre Palma Forrageira desperta novas oportunidades para produtores
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Seminário sobre Palma Forrageira desperta novas oportunidades para produtores PDF Imprimir E-mail
Ter, 12 de Abril de 2016 19:10

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realizou na terça-feira (12), no auditório da Vice-Governadoria, o I Seminário Sobre o Uso e Manejo da Palma Forrageira e suas Tecnologias. No evento foram ministradas diversas palestras sobre a produção da palma forrageira, expansão e novas tecnologias empregadas e parcerias institucionais para o desenvolvimento da Palma Forrageira no Ceará.

O Secretário Adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, abriu o Seminário falando sobre a construção de uma agenda estratégica para o projeto Palma no Ceará. “Nós estamos incentivando uma cultura que tem baixíssimo consumo de água e que garante neste período seco alimentação para o rebanho. O produtor consegue baixar até 0,18 centavos o custo do leite e o Ceará é hoje uma das bacias leiteiras mais importantes do país”, afirmou Bringel.

A ideia é criar um programa para incentivar a ampliação da produção de palma e com isso reforçar e melhorar a convivência com a seca no Ceará. “Temos grandes variações na produção de leite e carne em função do período de seca e a introdução da palma forrageira em larga escala vai ajudar a minorar esses problemas”, acrescentou o secretário.

Um dos maiores produtores de Palma Forrageira do Ceará é o Maciano Bezerra, que mora no município de Russas. Ele fez questão de participar do Seminário para trocar experiências e buscar novos conhecimentos. “A Palma, ultimamente, vem sendo desenvolvida de forma intensiva possibilitando alta produção por hectare. Por se tratar de uma cultura que necessita de pouca água, o produtor não pode deixar de implantar essa tecnologia no campo”, orientou.

Durante todo o dia, os produtores que participaram do Seminário tiveram a oportunidade de conhecer os usos e aplicações da Palma Forrageira. Foi servido um lanche com salgados, bolos e sucos feitos com a planta. A instrutora do Senar/CE, Iraci Loiola, deu várias dicas sobre as utilidades da Palma na alimentação humana, sua composição e modo de preparo.

No período da tarde, foram realizadas outras palestras: Expansão da Palma Forrageira no Ceará e novas tecnologias empregadas; Programa Hora de Plantar da SDA: Estratégias para Expansão da Palma Forrageira no Ceará em 2017; Sacharina: Agregando Proteína à Palma Forrageira; Produção de Palma por Meristema.

O último painel do dia tratou questões como: Parcerias Institucionais para o desenvolvimento da Palma Forrageira no Ceará; Ações do Sebrae/CE no Incentivo ao Desenvolvimento da Palma Forrageira; Ações da Faec/Senar na Disseminação de Tecnologias para a Cultura da Palma Forrageira no Ceará com Foco na Silagem; e Crédito para Implantação de Projetos de Palma Forrageira no Ceará, com representantes do Banco do Nordeste do Brasil e Banco do Brasil.

 

12.04.2016

Milena Fernandes

Assessora de Comunicação da Seapa

milena.fernandes@seapa.ce.gov.br

85 98874.3322 | 85 3241.0561

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4