Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Seapa apresenta ações no Agropacto e divulga seminário sobre palma forrageira
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Seapa apresenta ações no Agropacto e divulga seminário sobre palma forrageira PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Abril de 2016 19:36

 

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura- Seapa e a Agência de Defesa Agropecúaria – ADAGRI apresentaram na última segunda-feira, 4, suas ações realizadas nos últimos anos e projetos que já estão sendo colocados em prática este ano e outros que ainda irão acontecer. A apresentação aconteceu durante a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC.

O presidente da FAEC, Flavio Saboya afirmou que o Ceará tem 400 mil produtores rurais cadastrados. Destes, 220 mil são pequenos e médios, restam 170 mil produtores que são considerados médio produtor rural, público ao qual a SEAPA está direcionando suas ações. Na ocasião, o técnico da EMBRAPA Agroindústria Tropical, Marlos Bezerra, anunciou que a EMBRAPA tem estudos para viabilizar o retorno do algodão no Estado, de forma tecnificada.

O secretário adjunto da SEAPA, Euvaldo Bringel, apresentou as principais ações de cada coordenadoria, os projetos em andamento e as propostas futuras. Ele ressaltou que a recomendação do governador Camilo Santana é trabalhar em conjunto com os segmentos e instituições.

Durante a explanação o secretário adjunto, Euvaldo Bringel, citou, principalmente as ações de seis coordenações da Seapa: Coordenadoria de Agricultura de Sequeiro - COPES, Coordenadoria de Pecuária -COPEC, Coordenadoria de Agricultura Irrigada – COAGRI, Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca – CODEP, Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura- CODEA e a Coordenadoria de Ordenamento e Fiscalização – COFIS.

Euvaldo Bringel destacou o evento realizado recentemente pela Seapa, o I Seminário sobre Oportunidades para Reflorestamento Empresarial, tendo sido feita também uma visita técnica aos municípios exploradores e produtores de essências florestais exóticas e nativas como explorações experimentais. Esse passará a ser um programa especial da SEAPA.

Ele aproveitou para divulgar o próximo evento a ser realizado pela Seapa, no dia 12 de abril: o I Seminário sobre uso e manejo da Palma Forrageira. Serão realizadas palestras técnicas e um coffee break com produtos à base da palma forrageira utilizados na alimentação humana.

O programa de expansão e revitalização do caju, será uma outra ação a ser desenvolvida pela SEAPA. “A agricultura irrigada cresceu muito no Ceará, mas precisa trabalhar melhor o controle do uso da irrigação, juntamente ao Ministério da Integração Nacional”, disse Euvaldo. Ele destacou ainda, o convênio com a prefeitura de Fortaleza para implantação do Mercado de Comercialização das Flores e Plantas Ornamentais, com previsão de inauguração ainda esse ano.

Na coordenação de Pesca está sendo trabalhada a pesca artesanal, pesca marítima, continental, esportiva e a piscicultura ornamental. Um dos programas mais importantes é o peixamento, que prevê o aproveitamento do potencial hídrico dos reservatórios públicos a fim de aumentar a produção de pescado. Tem ainda em desenvolvimento o projeto de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira à 800 pescadores na região dos Inhamuns e exploração do atum, na região de Itarema, Camocim e Fortim. Nesse sentido a SEAPA já realizou o I Seminário Cearense de Pesca do Atum, visando a implementação de ações voltadas para a pesca e beneficiamento do atum, um setor que está tomando uma dimensão muito forte.

Na coordenadoria de aquicultura, está sendo desenvolvido um projeto de marketing da tilápia, em conjunto com o Mapa, visando aumentar o consumo da tilápia a nível estadual e fortalecer a cadeia produtiva. Outro projeto é o de monitoramento do Açude Castanhão, visando o melhoramento dos fatores biológicos e físico -químico da água nos cultivos de peixes em tanques – rede.

A ADAGRI

A Agência de Defesa Agropecuária- ADAGRI também está hoje ligada à SEAPA, e tem como missão proteger a saúde dos animais e vegetais, além de propiciar qualidade sanitária dos produtos industriais e derivados, promovendo sustentabilidade desses setores.

A ADAGRI está distribuída em 40 escritórios, em oito regionais, com 11 postos de vigilância zoofitossanitária. Executa cerca de 11 projetos, entre eles o serviço de inspeção estadual, envolvendo carnes, leite e derivados e mel.

04.04.2016

Milena Fernandes

Assessora de Imprensa da Seapa

milena.fernandes@seapa.ce.gov.br

85 98874.3322 | 85 3241.0561

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4