Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Secretário Nacional da Pesca participa de debate sobre Parques Aquícolas no Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Secretário Nacional da Pesca participa de debate sobre Parques Aquícolas no Ceará PDF Imprimir E-mail
Qua, 23 de Março de 2016 19:52

 

 

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA, realizou na quarta-feira (23), no auditório da Vice-Governadoria do Estado, um Ciclo de Debates Sobre Oportunidades e Projetos em Desenvolvimento no Setor Pesqueiro e Aquícola no Estado do Ceará.

O encontro contou com a presença de técnicos, dirigentes de diversos órgãos, pescadores e líderes de colônia. O  secretário nacional de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marlon Carvalho Cambraia, também esteve presente e apresentou o Programa Nacional de Desenvolvimento da Maricultura em Águas da União.

De acordo com o secretário, esse seminário tem uma grande importância para definir as alternativas que possam agilizar o processo da implantação de parques aquícolas em regiões litorâneas do estado. “Já foi feito um levantamento do grande potencial aquícola que existe no Ceará e cinco municípios, Icapuí, São Gonçalo do Amarante, Amontada, Trairi e Itapipoca,  já pediram licença para produção de algas e peixes em parques aquícolas”, afirmou Cambraia.

Durante o evento, foram realizadas diversas palestras. Entre os temas principais, destacam-se: situação atual dos parques aquícolas marinhos, procedimentos para regularização ambiental dos parques aquícolas, normas para cessão de espaços em águas públicas da União , oportunidades e projetos em desenvolvimento do setor pesqueiro, oportunidades e projetos em desenvolvimento do setor aquícola.

O Ceará já se destaca como um dos maiores produtores de tilápia do Brasil e também vem se destacando pela expansão da produção de atum com grande geração de emprego. A exploração de parques aquícolas é mais uma alternativa para geração de emprego no nosso estado.

Segundo o secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, os reservatórios, como Castanhão e Orós, estão com pouco recurso hídrico, por isso é necessário buscar outras atividades, sobretudo, no mar. “Estamos incentivando os parques aquícolas marinhos para que possamos ter geração de emprego sem a necessidade de água doce. Com este encontro queremos identificar os entraves existentes para executar as ações nas diferentes esferas governamentais”, explicou Euvaldo.

 

28.03.2016

Milena Fernandes

Assessora de Imprensa da Seapa

milena.fernandes@seapa.ce.gov.br

85 98874.3322 | 85 3241.0561

 

Calendário

Maio 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1