Página Inicial Notícias Seapa consegue aprovação de projetos importantes para o setor pesqueiro cearense
Seapa consegue aprovação de projetos importantes para o setor pesqueiro cearense PDF Imprimir E-mail
Qui, 03 de Março de 2016 17:10

O Secretário Adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, esteve em Brasília no último dia 26 de fevereiro, onde participou de uma reunião com o Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura, Marlon Cambraia e equipe formada por coordenadores e técnicos.

Durante o encontro foram tratados diversos assuntos importantes para o estado do Ceará.

De acordo com Euvaldo Bringel, o Secretário Cambraia mostrou-se bastante receptivo para os projetos que estão pendentes de liberação, como o monitoramento da qualidade da água do Castanhão e o projeto de Marketing da Tilápia, que já tem recursos garantidos.

A Seapa apresentou, também, as justificativas para a aprovação do projeto do Inhamuns, que prevê capacitação para os pescadores e assistência técnica. “Este projeto está sendo resgatado e deverá ser executado nos próximos meses. Conseguimos então garantir a execução desses três projetos”, comemora Euvaldo Bringel.

Durante a reunião, a Seapa apresentou ainda o projeto sobre a Cadeia Produtiva do Atum, que já teve a aprovação do Governador do Estado, Camilo Santana. O Secretário Cambraia se comprometeu a vir ao Ceará para conhecer melhor o projeto para que possa dar o apoio necessário, como Governo Federal.

A capacitação e legalização da comercialização de ostras também foi debatida no encontro com uma boa aceitação da equipe especializada da Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura.

Está em curso também no Ministério a criação e licitação dos parques aquícolas marinhos, projeto que interessa muito ao Ceará, que tem grande potencial nessa área.

Foram apresentadas as oportunidades em relação ao sistema de venda da pesca da lagosta viva, onde temos, aqui no Ceará, um modelo de sucesso que pode ser expandido para os demais pescadores a partir de apoio a essa cadeia produtiva. A lagosta viva consegue preços mais vantajosos para o pescador e essa é mais uma fonte de receita para o Ceará.

A equipe da Secretaria Nacional da Pesca demonstrou bastante interesse e empenho em interagir com os projetos do Ceará. “Estou otimista com a realização desses projetos para os próximos anos.

Deveremos ter ainda neste mês de março uma outra reunião entre a equipe nacional de Pesca e a Seapa, Semace e outras instituições para tratar da implantação de parques aquícolas. Saímos muito otimistas com os projetos atuais e futuros para a Seapa e para o Ceará”, diz Euvaldo.

Na reunião foi conversado sobre a necessidade de melhorias nos pontos de apoio de atracação dos barcos lagosteiros e de atum. “São seis pontos importantes de pesqueiro que necessitam de mais cuidados, melhor estrutura e manejo do pescado”, explica o secretário adjunto da Seapa.

Todos esses projetos ficaram na agenda de trabalho da Secretaria Nacional para que sejam desenvolvidos no decorrer do ano.

03.03.2016

Milena Fernandes