Página Inicial Notícias I Seminário Cearense da Pesca Artesanal reúne pescadores de todo o estado
I Seminário Cearense da Pesca Artesanal reúne pescadores de todo o estado PDF Imprimir E-mail
Sex, 19 de Fevereiro de 2016 14:03

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Coordenadoria de Acolhimento aos Movimentos Sociais, realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro o 1º Seminário Cearense da Pesca Artesanal. A abertura do evento (18) contou com a presença do secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; e do assessor especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Acrísio Sena.

Também estiveram presentes e participaram da mesa de abertura, o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Eduardo Martins Barbosa; o Presidente da Federação dos Pescadores do Ceará, Raimundo Félix; a tenente Virgínia Campos, da Capitania dos Portos; o superintendente do Ibama, Carlos Alexandre Gomes de Alencar; a chefe da divisão de benefícios do INSS, Débora Teixeira; e a coordenadora de Desenvolvimento de Pesca da Seapa, Julianna Albuquerque Martins.

Cerca de 150 pescadores estiveram reunidos no seminário que teve como objetivo principal buscar soluções que garantam a sustentabilidade econômica, ambiental e social ao setor pesqueiro.“Queremos definir as políticas de governo para esse público. São mais de 24 mil pescadores ligados às Colônias e o Ceará tem tradição na área da Pesca com destaque nacional. Essa é uma atividade que nós temos que estar sempre incentivando. As ações que vamos executar nos próximos anos precisam estar alinhadas às necessidades deles”, declarou Euvaldo Bringel.

Para o presidente da Colônia de Pescadores de Fortaleza, Possidônio Soares Filho, este primeiro Seminário aconteceu no momento certo, quando os pescadores estão precisando de ajuda para conseguir linhas de crédito e investir na atividade pesqueira. “Estamos tendo a chance de apresentar nossas propostas, falar sobre as nossas dificuldades e peculiaridades de cada região. Com o apoio do Governo podemos superar os problemas provocados pela estiagem que afetam nosso trabalho”, afirmou.

O presidente da Federação dos Pescadores do Ceará, Raimundo Félix, também está confiante na definição de novas políticas públicas que devem atender às demandas da pesca no litoral cearense e da pesca realizada nos açudes. “As chuvas ainda não foram suficientes para abastecer nossos açudes, 90% deles ainda estão secos. Com isso precisamos realmente de um planejamento para a sobrevivência dos pescadores cearenses e nesse encontro estamos tendo a oportunidade de conseguir essas melhorias”, comentou Félix.

No primeiro dia do evento (18) foi realizada uma palestra sobre o Conceito da Pesca Artesanal, proferida pelo professor e engenheiro de pesca, José Wilson Galdino. O segundo dia do encontro (19) começou com o tema Ceará de Oportunidades, que teve como palestrantes o secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, o secretário da SDA, Dedé Teixeira e o superintendente do Idace, Eduardo Martins. Diversas propostas foram apresentadas e debatidas com os pescadores cearenses.

19.02.2016

Milena Fernandes