Página Inicial Notícias Seapa participa de encontro com missão chinesa na sede da Superintendência Federal da Agricultura
Seapa participa de encontro com missão chinesa na sede da Superintendência Federal da Agricultura PDF Imprimir E-mail
Qui, 28 de Janeiro de 2016 14:51

A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), representada pelo secretário adjunto Euvaldo Bringel, participou nesta quinta-feira (28) da reunião entre missão técnica da China, produtores e autoridades fitossanitárias do Ceará e Rio Grande do Norte, na Superintendência Federal da Agricultura. A comitiva visita os dois estados desde a última terça-feira (26) conhecendo sistemas de cultivo e controle fitossanitários do melão em Icapuí (CE) e Mossoró (RN).  A visita está sendo chefiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de liberar a exportação do melão para a China.

"A nossa fruticultura vem ganhando os mercados mundiais, primeiro a Europa, depois Estados Unidos, que é um mercado mais exigente, e esse é o terceiro patamar que pretendemos alcançar, a China. Nós temos hoje as melhores condições do Brasil em termos de fitossanidade, melhores condições naturais em termos de solo e plantio, e melhores condições em termos de logística, temos o Porto do Pecém, que é o maior porto de exportação de fruta do País e o mas habilitado para esse tipo de exportação, e temos o Porto do Mucuripe, que é o terceiro do Brasil nessa área, isso demonstra que estamos muito bem servidos em termos de logística. Além disso temos ao longo desses anos uma grande relação do Governo com a sociedade e com as agências de defesa fitosanitárias, são elas que credenciam o Estado a exportar para qualquer lugar do mundo", destacou o secretário Euvaldo Bringel durante o encontro.

Segundo o gestor adjunto da Seapa, o mercado chinês tem um grande potencial, com 1,4 bilhão de pessoas, onde o consumo de melão e melancia chega a 50 quilos por pessoa/ano. "As exportações cearenses em 2015 chegaram a cerca de 118 milhões de dólares, dos quais o melão e a melancia chegou a mais de 78%, ou seja, o melão é uma pauta importantíssima e é a fruticultura é a área que mais gera emprego no Ceará. É importante que nós, enquanto Governo do Estado, apóie isso. Estamos aqui para demonstrar esse apoio e tentar viabilizar essa comercialização”, reforçou Euvaldo Bringel.

Compondo a comitiva chinesa, Mr. Li Gahoua, destacou a boa impressão que teve ao visitar as duas regiões de plantio da fruta, principalmente no que trata do cultivo e embalo do melão que será exportado. "É grande a possibilidade dessa exportação ter como destino o mercado chinês diante do que vimos", destacou Gahoua. Mr. Yimiti Resuli também reforçou a impressão positiva em relação as visitas, as práticas aplicadas são muito boas, todas as etapas do plantio atingiram nossa expectativa, assim que voltarmos ao nosso país vamos produzir um relatório para darmos continuidade aos diálogos entre os dois países", concluiu Mr. Yimiti Resuli.

28.01.2016

Julyana Silveira Campos