Página Inicial Notícias Secretaria recebe diretor da empresa de conservas de pescado Robinson Crousoe
Secretaria recebe diretor da empresa de conservas de pescado Robinson Crousoe PDF Imprimir E-mail
Seg, 25 de Janeiro de 2016 13:23

A pesca e comercialização do atum no Ceará foi o tema da reunião nesta segunda-feira (25), na sede da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). O encontro reuniu o secretário Adjunto, Euvaldo Bringel, e o diretor de Operações da Robinson Crousoe, Santiago Rodrigues Fominaya, além de técnicos da Seapa e representantes da empresa. “A Secretaria tem um grande objetivo que é estimular a produção e comercialização do atum no Ceará, que apresenta um grande potencial. Assim como a tilápia apresenta atualmente uma alta escala de consumo, com ações e parcerias com o setor privado podemos colocar o atum nesse mesmo patamar”, ressaltou Euvaldo Bringel.

Na ocasião o diretor de Operações da Robinson Crousoe, Santiago Fominaya, apresentou ao secretário uma das demandas da empresa que podem estimular a produção no Estado, e que passa pela capacitação dos pecadores cearenses. Com a capacitação, os pescadores estarão aptos a comercializar com a empresa o atum pescado no litoral cearense. “A Secretaria pode ser uma grande parceira certificando os pescadores do estado, investindo na capacitação deles”, reforçou Santiago Fominaya.

Segundo o diretor, a Secretaria, através de parceria com o Instituto Centec, poderia aplicar cursos nas áreas de “Boas Práticas de Manipulação do Atum” e no “Içamento Adequado do Pescado”. “A Robinson Crousoe também entraria nessa parceria com a formação dos pescadores”, completou Fominaya. Um projeto será formatado e apresentado a Secretaria para análise e aprovação, conclui o secretário adjunto, Euvaldo Bringel.

Sobre a Robinson Crusoe

A Robinson Crusoe é a primeira fábrica de conservas de pescado das regiões Norte e Nordeste, instalada em São Gonçalo do Amarante (CE). A planta industrial produz latinhas de sardinha e atum, comercializadas com a marca Robinson Crusoe. O empreendimento é o resultado da associação da empresa cearense R&B Aquicultura com a Crusoe Foods do Brasil, do grupo espanhol Jealsa, um dos maiores produtores de conserva da Europa.

Participaram da reunião os coordenadores da Seapa, Julianna Albuquerque (CODEP), Osvaldo Segundo (COFIS) e os técnicos Ana Karine Gurgel e Maria das Graças Gonçalves; Antônio Albuquerque, da Associação Cearense dos criadores de Camarões (ACCC); Jane Alves, diretora-executiva da Abrasel-CE, e os representantes da Robinson Crusoe, Rosilene de Castro e Honório Morais.

25.01.2015

Julyana Silveira Campos