Página Inicial Notícias Seapa sedia reunião da Câmara Setorial da Fruticultura do Ceará
Seapa sedia reunião da Câmara Setorial da Fruticultura do Ceará PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Janeiro de 2016 13:33

Os membros da Câmara Setorial da Fruticultura do Ceará se reuniram nesta segunda-feira (18), na sede da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), com a presença do secretário adjunto, Euvaldo Bringel. Esse é o primeiro encontro da Câmara neste ano, que na ocasião empossou seu novo presidente, Edson Brok; o 1º Secretário, João Teixeira Júnior; e o 2º secretário, Paulo Selbach. A Câmara Setorial da Fruticultura do Ceará tem sede na Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). É um órgão de caráter consultivo, composta por representantes de entidades públicas e privadas envolvidas com o setor. “Ao longo desse ano vamos dá continuidade aos trabalhos que já vem sendo executados pela Câmara e também conhecer as novas demandas na área”, destacou o novo presidente, Edson Brok.

Os integrantes da Câmara da Cadeia Produtiva da Fruticultura cearense atuam em conjunto, visando à identificação de gargalos e à proposição de soluções e sugestões que contribuam para o desenvolvimento da atividade fruticultora no Ceará. O encontro na Seapa marca também o interesse dos gestores têm em discutir e colaborar com a resolução das demandas apresentadas pelo setor. “Ao longo desses anos seus membros vem discutindo e formatando essas pautas, nós, enquanto Secretaria, vamos convocar as Câmaras Setoriais para conhecer suas necessidades e o que podemos facilitar para que as demandas sejam executadas ou colaborar na articulação para que os gargalos sejam solucionados”, explicou o secretário Euvaldo Bringel.

Segundo o gestor da Seapa, o objetivo é que todas as Câmaras Setoriais vinculadas as atividades da Secretaria tenham pelo menos uma ou duas reuniões na sede da Seapa. Além da posse da nova direção foram levantadas questões para serem discutidas no próximo encontro, como a arrecadação do ICMS e a implantação de novas políticas públicas para o uso da água pelo setor. A próxima reunião acontece no dia 15 de fevereiro.

Na ocasião o secretário Euvaldo Bringel e coordenadores da Seapa tiveram a oportunidade de apresentar ao grupo o trabalho o que está sendo desenvolvido pela Secretaria. “Estamos dando continuidade aos projetos já existentes e temos 14 projetos novos, dos quais três deles já estão com recursos garantidos”, disse o secretário. Dentre os novos projetos, ele destacou a elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Estado do Ceará, com recursos do Banco Mundial, através do Programa Interáguas, que visa fazer um diagnóstico da irrigação no Estado. “Já em execução, através da Adece, temos também a proposta da Outorga de Água no Ceará, onde vamos propor um novo sistema de outorga que vai levar em conta o metro cúbico de água por emprego gerado. Essa outorga dará prioridade ao uso naquilo que gerar mais emprego, essa é a proposta base”, explicou Euvaldo Bringel.

Segundo o secretário, também foi aprovado no final de 2015 o Plano de Marketing da Tilápia, atendendo a uma demanda da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq), que envolve a divulgação da qualidade alimentar desse pescado, o incentivo ao consumo junto ao setor escolar e também a produção de um livro que tenha como base receitas com tilápia. “Um quarto projeto é o monitoramento das águas dos Açudes Óros e Castanhão, que compreende uma análise contínua da água para subsidiar de informações os criadores de peixe. Esses são apenas quatro, dos grandes projetos que a Seapa vem executando”, concluiu o secretário adjunto.

Participaram da reunião Silvio Carlos (Adece), Carmen Rangel (Adece), Rebeca Oliveira (CearáPortos), Tito Carneiro (Adagri), José Alves Teixeira (BNB), Carlos Farley Moura (Embrapa), Leonardo Pinho (FAEC), Márcio Cleber (UFC) e os coordenadores da Seapa, Hélio Machado, Hélio Chaves e Erildo Pontes.

18.01.2015

Julyana Silveira Campos