Página Inicial Notícias Piscicultores do Castanhão são beneficiados com entrega de insumos
Piscicultores do Castanhão são beneficiados com entrega de insumos PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Dezembro de 2015 15:15

Atendendo a uma demanda dos piscicultores da região do Vale do Jaguaribe, que foram afetados com a mortandade de peixes no Açude Castanhão, o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), entregou nesta segunda-feira (14) insumos para a produção de tilápias. O secretário adjunto, Euvaldo Bringel, esteve em Jaguaribara, onde foi realizada a entrega de 1.090 milhão de quilos de ração e 750 mil alevinos. “A entrega de hoje representa apenas um primeiro momento de um compromisso que o Governador assumiu com os piscicultores”, destacou Euvaldo Bringel.

Na aquisição dos insumos, através de licitação realizada pela Seapa, foi investido o montante de mais de R$ 2 milhões. Segundo o secretário, mais R$ 2 milhões já estão garantindo para a compra de mais insumos, o que totalizará a entrega de 1,9 milhão de quilos de ração e 1,3 milhão de alevinos. “Com essa liberação a Secretaria já comprou 57% da necessidade dos piscicultores. É um número bastante expressivo de produtores beneficiados com a ação”, reforçou o gestor.

Ao todo foram beneficiados 128 piscicultores dos municípios de Jaguaribara e Alto Santo. Para chegar a esse número a Secretaria, após constatar o alto índice de mortandade de peixes no Castanhão, em junho deste ano, fez um levantamento da situação desses piscicultores. E determinou como requisitos serem agricultores familiares, estarem autorizados a produzir e terem sido atingidos pelo fenômeno. “Em junho o governador nos visitou e viu a nossa situação, perdemos toda a nossa produção de tilápias com essa mortandade. Nesse dia ele assumiu um compromisso e hoje vemos essa promessa ser cumprida”, lembra o presidente da Associação dos Criadores de Tilápia do Castanhão (Acritica), Edivando Feitosa.

Estavam presentes na entrega o prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes, o secretário da Pesca de Jaguaribara, André Siqueira, o gerente do escritório da Ematerce em Jaguaruana, Edésio de Oliveira.

15.12.2015

Julyana Silveira Campos