Página Inicial Notícias Fenacam & Lacqua/Sara (WAS)’15 acontece até quinta-feira (19) no Centro de Eventos do Ceará
Fenacam & Lacqua/Sara (WAS)’15 acontece até quinta-feira (19) no Centro de Eventos do Ceará PDF Imprimir E-mail
Ter, 17 de Novembro de 2015 13:21

A 12º Feira Nacional do Camarão (Fenacam) & Lacqua/Sara (WAS)’15, foi aberta na noite desta segunda-feira (16) no Centro de Eventos do Ceará (CEC). O evento segue até a próxima quinta-feira (19), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). Presente na abertura, o secretário Osmar Baquit destacou a participação do Ceará na produção do camarão em cativeiro do Brasil. “Somos o maior produtor, com uma produção anual em 2014 de 40 mil toneladas e com estimativas de fechar o ano de 2015 com a produção de 50 mil toneladas. Isso demonstra o esforço da parceria entre produtores e Governo do Estado, que tem como principal objetivo ouvir o setor e saber de suas demandas”, ressaltou o gestor.

A Fenacam é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), em parceria com o Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura (LACC/WAS) e com a PEIXE-BR, e que já se consolidou como o mais importante acontecimento técnico empresarial da Aquicultura Brasileira. “A Fenacam já é um sucesso, mesmo em meio a uma crise, o evento esse ano está bem mais expressivo que em 2014. Isso se deve as parcerias firmadas e o apoio irrestrito de todos os que estão presentes aqui”, comemorou o presidente da ABCC, Itamar Rocha.

A Fenacam & Lacqua/Sara (WAS)’15, nesta edição, contemplará a simultânea realização dos seguintes eventos: XII Simpósio Internacional de Carcinicultura; IX Simpósio Internacional de Aqüicultura; XII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aqüicultura, o Evento Técnico Anual do LACC/WAS; o SARA’15, o primeiro Evento Regional de Aquicultura da WAS; as Sessões Tecnicas, oral e posteres, culminando com o XII Festival Gastronômico de Frutos do Mar, que ocorrerão de forma simultânea e independentes e, serão conduzidos de forma a facilitar uma concreta interação entre os produtores, palestrantes, congressistas e empresas detentoras de serviços, produtos e, demais serviços que compõem as cadeias de produção, de equipamentos, tecnologias e de distribuição de pescado, inerentes ao desenvolvimento e operação da aqüicultura Brasileira e internacional.

O Presidente da Câmara Setorial do Camarão do Ceará (ADECE), Cristiano Peixoto Maia, também ressaltou a importância que tem as parcerias firmadas para o setor. “Se não nos unirmos a produção não avança. Os números da produção no nosso estado reflete isso, aqui existe uma interligação muito positiva entre o setor produtivo e os entes públicos. E só vamos avançar mais se tivermos essa união de forças”, disse o Presidente.

Durante os quatro dias de evento serão proferidas palestras e apresentados trabalhos técnicos, nacionais e internacionais, levando em conta as demandas e as necessidades dos produtores brasileiros, sobre as atualizações e avanços da aquicultura e da carcinicultura nas diversas regiões do Brasil. Durante a Fenacam também acontece a A Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, e contará com cerca de 300 stands representando o que existe de mais moderno na indústria da aquicultura brasileira e mundial. A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura também estará com um stand montado durante a Fenacam, onde os visitantes poderão conhecer as ações e projetos que são desenvolvidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria, que beneficiam o setor.

Confira a Programação: http://fenacam.com.br/programacao-fenacam-2015

Fotos: Ariel Gomes