Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Encontro reúne pescadores de diversas colônias do Estado na sede da Seapa
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Encontro reúne pescadores de diversas colônias do Estado na sede da Seapa PDF Imprimir E-mail
Ter, 29 de Setembro de 2015 17:46

A secretaria da Pesca, Agricultura e Aquicultura (Seapa) recebeu nesta terça-feira (29) representantes de colônias de pescadores do Ceará com o objetivo de conhecer as demandas e projetos para o setor. “Se for um projeto viável e auto sustentável o Governo do Estado, por meio da Secretaria fará todos os esforços para viabilizar”, destacou o secretário Osmar Baquit durante o encontro.

Dentre as demandas apresentadas estão o apoio, articulação e acompanhamento da comercialização de peixes e derivados junto aos programas Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA) e o Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE); implantação de unidades de beneficiamento e transformação comercialização do peixe e derivados pescados e produzidos por pescadoras e pescadores artesanais e aquicultores e aquicultoras familiares; Apoiar as famílias de aquicultores familiares na implantação de unidades de produtivas para cultivo de peixe, principalmente tilápia e pirarucu, em tanques-rede e tanques escavado e o apoio aos eventos sócios culturais realizados pelas comunidades dos pescadores e pescadoras que envolve desde feiras, festas tradicionais e torneios esportivos.

Também foram apresentadas necessidades de interlocução da Secretaria, junto ao Governo Federal, para garantir que pescadores e pescadoras com Registro Geral do Pescador (RGP) recebam o Seguro Defeso, frente ao período de estiagem que o Estado vem passando, bem como apoiar as famílias de pescadores artesanais e aquicultores familiares no acesso ao crédito de forma assistida e qualificada.

A Secretaria precisa conhecer os projetos, as necessidades de cada colônia para levar ao conhecimento do Governador e poder trabalhar junto as autoridades e os próprios pescadores a viabilização dessas demandas. Encontros como esse são importantes para isso”, destacou o secretário adjunto, Euvaldo Bringel.

Além dos secretários, participaram da reunião técnicos da Seapa, e representantes das colônias de pescadores dos municípios de Caucaia, Caridade, Itapipoca, Maranguape, Cascavel, Acaraú, Catarina, Icapuí, Banabuiú, Barro, Novo Oriente, Crateús, Itarema, Choró, Quiterianópolis, Quixadá e Quixeramobim.


29.09.2015

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3241.0561)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4