Página Inicial Notícias Seapa e Uece discutem implantação de Polo Atuneiro e capacitação de pescadores
Seapa e Uece discutem implantação de Polo Atuneiro e capacitação de pescadores PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Setembro de 2015 11:42

O secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel, recebeu na sede da Secretaria representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participaram da reunião o diretor-presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), Plácido Castelo Neto; o presidente da CEV-Ueve, professor Fábio Perdigão; e o engenheiro de Pesca Antônio Diogo Lustosa.

O encontro teve como objetivo discutir parcerias entre os dois órgãos com a implantação do Polo Atuneiro e a capacitação pescadores através do Pronatec-Pesca, ambos em parceria com o Governo Federal. Para Plácido Castelo, a visita a sede da Seapa demonstra o “interesse que a Universidade tem em ser articuladora de projetos desenvolvido pelo órgão estadual que deve beneficiar todo o povo cearenses”, destacou o diretor-presidente.

Segundo o secretário Euvaldo Bringel, o detalhamento do Projeto de implantação do Polo Atuneiro do Ceará será estudado durante o Seminário de Pesca do Atum, realizado pela Secretaria, nos dias 19 e 20 de outubro, no auditório da Vice-Governadoria do Estado. “Vamos aproveitar as discussões desse setor durante o Seminário para agregar o máximo de informações para dá encaminhamento ao Projeto, que já é de conhecimento do Governo Federal”, ressaltou Euvaldo Bringel.

Sobre Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego da Pesca (Pronatec), o secretário demonstrou o interesse que a Secretaria tem em firmar essa parceria para a capacitação dos pescadores. Ao todo estão disponíveis 1.640 vagas, em 12 cursos de capacitação, que deverá beneficiar cerca de 51 colônias de pescadores no Estado.

Participaram também da reunião a coordenadora de Desenvolvimento da Pesca, Julliana Albuquerque; e o técnico da Seapa, Arnóbio Mourão.

30.09.2015

Assessoria de Imprensa da Pesca