Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Governos Federal e Estadual assinam documento para elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Governos Federal e Estadual assinam documento para elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Ceará PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Setembro de 2015 10:57

A 22º Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2015) foi aberta na noite desta terça-feira (01) pelo presidente do Instituto Frutal, Jânio Olinda, na presença do secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e do secretário adjunto, Euvaldo Bringel. Durante a solenidade foi assinado entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional (MI), e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), o termo de cooperação técnica para elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Estado do Ceará. O documento foi assinado pelo secretário Interino de Irrigação no Ministério da Integração Nacional, Antônio Carvalho Feitosa, o secretário-chefe de Gabinete do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista, e o secretário Osmar Baquit.

Durante a solenidade no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o secretário Osmar Baquit destacou a importância do Plano como “um importante instrumento no combate a seca no Estado, já que visa de reorganização das áreas de cultivo no Ceará. O Plano Diretor será fundamental nesse processo”, destacou o gestor da Seapa. Segundo o secretário adjunto, Euvaldo Bringel, a elaboração do Plano será liderada pela Seapa, e envolverá todas as instituições que fazem o desenvolvimento da irrigação no Ceará e as câmaras setoriais de frutas, flores, Leite, por exemplo. “O projeto será financiado pelo Banco Mundial, através do Programa Interáguas, e terá uma importância fundamental no delineamento de políticas públicas para a irrigação no Estado”, ressaltou Euvaldo Bringel.

O Plano diretor de Irrigação do Ceará identificará quais as áreas que tem atualmente dificuldade de irrigação, quais as que ainda tem disponibilidade de serem ampliadas, qual a recomendação em relação a substituição de equipamentos, qual a região está consumindo mais água que o necessário e onde pode-se economizar água. A partir do Projeto também está prevista a criação de uma nova fronteira agrícola na região do Cariri, a partir da Transposição Rio São Francisco. A previsão do Governo Federal é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2016. “É fundamental que se combine água, solo e infraestrutura para termos segurança no setor de agricultura irrigada”, destacou o secretário Antônio Carvalho Feitosa.

O secretário Osmar Baquit também destacou a importância da realização da Feira. “O evento representa a possibilidade de parcerias de novas tecnologias no setor de agronegócio. Além da interação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria, com diversos órgãos que atuam nessa área e a troca de informações do que está sendo feito e o que ainda deve ser realizado em investimentos para a agricultura irrigada no Ceará”, reforçou.

A solenidade foi encerrada pelo secretário do Gabinete do Governo, Élcio Batista, que reforçou as ações da gestão do Governo do Ceará no combate a estiagem. “Aproveitando o momento em que se discute esse período de estiagem, é importante salientar as grandes potencialidades que temos no nosso Estado e destacar que temos toda a capacidade institucional para fornecer aos grandes, médios e pequenos produtores”, conclui Élcio Batista.

Frutal 2015

A edição deste ano prossegue até quinta-feira (17) e tem como tema central a otimização do uso da água na produção agrícola. Durante os três dias de evento, serão discutidos, junto com os eventos paralelos INOVAGRI International Meeting e Global G.A.P Tour 2015, temas relacionados à irrigação, formas eficientes do uso da água, reutilização da água, boas práticas agrícolas e outros temas relacionados. Serão abordados também a importância dos processos de dessalinização da água do mar e a transposição do Rio São Francisco.

A Frutal visa levar aos produtores do estado as melhores tecnologias voltadas para a produção. São esperados produtores de frutas, flores, hortaliças e afins vindos de todo o estado e de outras regiões do país para participar, além da programação técnica, da XXVII Agroflores e das rodadas de negócios, que acontecerão entre 14 horas e 21 horas durante os três dias do evento. Com 180 estandes confirmados, a Frutal 2015 espera movimentar R$ 12 milhões em negócios. São esperados mais de 30.000 visitantes, incluindo pessoas de outros estados e de fora do país.

Fotos: Tuno Vieira (SDA)

02.09.205

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3141.0561)















 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4