Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Abertura da 22ª edição da Frutal terá assinatura do Plano Diretor de Irrigação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Abertura da 22ª edição da Frutal terá assinatura do Plano Diretor de Irrigação PDF Imprimir E-mail
Seg, 31 de Agosto de 2015 10:16

O Secretário Interino de Irrigação, Antônio Carvalho Feitosa, assina, nesta terça-feira, 1, durante a abertura da 22ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal), o Plano Diretor de Irrigação do estado do Ceará. O Plano, que visa zonear as áreas de cultivo do estado, será um importante aliado no combate à seca. Segundo o Secretário Adjunto de Agricultura, Pesca e Aquilcultura do Estado, Euvaldo Bringel, o maior desafio que o Ceará enfrenta é o de dar uma maior eficiência ao cultivo com a quantidade de água existente.

“O Plano permitirá que seja feito um retrato da atual situação do negócio da irrigação no estado do Ceará para que seja analisada a situação de culturas como o leite irrigado, flores, cana de açúcar, entre outras a fim de que sejam identificados os segmentos com mais necessidade de apoio. A partir desse retrato, será possível identificar também o que está sendo produzido e quais são as oportunidades de crescimento no campo da irrigação no estado do Ceará”, explica Euvaldo Bringel, que também é fundador do Instituto Frutal.

A expectativa com o Plano Diretor é que seja criado um novo pólo de irrigação no estado para potencializar o setor agrícola, principalmente com a chegada do rio São Francisco, cujas obras estão previstas para serem finalizadas em 2016. No caso dos pólos que estiverem saturados em relação à questão da água, Euvaldo Bringel explica que formas alternativas como redução de plantio, substituição de plantios por culturas mais eficientes no uso da água, troca de equipamentos por equipamentos mais eficientes e modernos, entre outras alternativas serão estudadas. “Por conta da crise hídrica o Ceará pode acabar perdendo empresários para outros estados, e é isso que estamos tentando evitar com a elaboração do Plano Diretor”, enfatiza.

Além da assinatura do Plano Diretor de Irrigação, o primeiro dia da Frutal 2015 contará com palestras, mesas redondas, painéis de discussão, seminários e cursos técnicos ministrados por especialistas e palestrantes nacionais e internacionais. Entre os destaques, a palestra “Geração Fotovoltaica no Meio Rural” e “Bombeamento para Sistemas Isolados no Meio Rural através da Geração Fotovoltaica”, cuja tecnologia proveniente de Portugal será apresentada na ocasião. Também serão ofertadas oficinas de flores e plantas, que ensinam como fazer arranjos florais e cuidar das plantas.

A edição deste ano tem como tema central a otimização do uso da água na produção agrícola. Durante os três dias de evento, serão discutidos, junto com os eventos paralelos INOVAGRI International Meeting e Global G.A.P Tour 2015, temas relacionados à irrigação, formas eficientes do uso da água, reutilização da água, boas práticas agrícolas e outros temas relacionados. Serão abordados também a importância dos processos de dessalinização da água do mar e a transposição do Rio São Francisco.

A Frutal visa levar aos produtores do estado as melhores tecnologias voltadas para a produção. São esperados produtores de frutas, flores, hortaliças e afins vindos de todo o estado e de outras regiões do país para participar, além da programação técnica, da XXVII Agroflores e das rodadas de negócios, que acontecerão entre 14h e 21h durante os três dias do evento. Com 180 estandes confirmados, a Frutal 2015 espera movimentar R$ 12 milhões de reais em negócios. São esperados mais de 30.000 visitantes, incluindo pessoas de outros estados e de fora do país.

História

A Frutal foi criada em 1994, visando facilitar a vida do pequeno agroinvestidor, trazendo dicas de novas técnicas de plantio e manejo da terra, cursos de capacitação, encontros de negócios e feiras. Desde a sua criação, o Ceará, em especial, tem aumentado suas exportações de frutas de menos de 1 milhão de dólares, em 1994, para 114 milhões de dólares em 2014 e, assim, alcançou o status de terceiro maior exportador de frutas do País. Atualmente, o Porto do Pecém, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, é o líder nacional na exportação de frutas e o Porto do Mucuripe o terceiro maior exportador. Entre as frutas mais exportadas, destaca-se o melão com mais de 90 milhões de dólares em exportação, além da banana, melancia, manga e mamão.

 

Serviço:

22ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal)

De 01 a 03 de setembro

Local: no Centro de Eventos do Ceará

Inscrições: http://sis.gnius.com.br/usuario/index.html?cl=frutal2015

Programação completa: http://www.frutal.org.br/frutal2014/programacao-tecnica/

 

Mais informações:

VSM Comunicação

(85) 3456.6100

 

Contatos:

THAIS DI MICELI: (85) 9963.2888

SABRINA LEMOS: (85) 8827.8023

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4