Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Seapa apresenta Sistema Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Brasília
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Seapa apresenta Sistema Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Brasília PDF Imprimir E-mail
Qui, 13 de Agosto de 2015 10:50

Os coordenadores de Ordenamento e Fiscalização (COFIS), Osvaldo Segundo, e de Desenvolvimento da Pesca (Codep), Julianna Albuquerque, da Secretaria da Aqgicultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) participaram nestas terça-feira (11) e quarta-feira (12) do Workshop: “Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura”, no auditório do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília. O ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho, e o secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Felipe Matias, abriram o evento.

O Workshop teve como objetivo a troca de experiências referente ao monitoramento ambiental da aquicultura, visando a criação de uma Rede Nacional de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União. O intuito da Rede é avaliar e estabelecer metodologias, métodos de amostragem, parâmetros, além de criar um banco de dados sistematizado para disponibilização das informações e o monitoramento ambiental em áreas de produção aquícola. “Essa rede visa a atender às condicionantes dos licenciamentos ambientais que representam continuidade dos compromissos assumidos perante os governos estaduais para ampliação da produtividade”, disse na abertura do Workshop.

Na ocasião os coordenadores apresentaram o projeto do Sistema Monitoramento Ambiental da Aquicultura no Açude Castanhão. O sistema está em fase de desenvolvimento e será implantado através de convênio com o Ministério. Segundo Osvaldo Segundo, o “objetivo é monitorar a qualidade das águas e os aspectos zootécnicos de peixes em tanques-rede no Açude Castanhão, na Região do Vale do Jaguaribe”, explica.

Além da Seapa, estavam presentes nos dois dias de evento representantes das entidades ligadas ao setor: Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal de Goiás (UFG); Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas (CNPASA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Embrapa Meio Ambiente; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF); Embrapa Amazônia Oriental (CPATU); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Institutos LACTEC; Itaipu Binacional; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


13.08.2015

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3241.0561 – 98874.3322)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4