Página Inicial Notícias Seapa apresenta Sistema Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Brasília
Seapa apresenta Sistema Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Brasília PDF Imprimir E-mail
Qui, 13 de Agosto de 2015 10:50

Os coordenadores de Ordenamento e Fiscalização (COFIS), Osvaldo Segundo, e de Desenvolvimento da Pesca (Codep), Julianna Albuquerque, da Secretaria da Aqgicultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) participaram nestas terça-feira (11) e quarta-feira (12) do Workshop: “Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura”, no auditório do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília. O ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho, e o secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Felipe Matias, abriram o evento.

O Workshop teve como objetivo a troca de experiências referente ao monitoramento ambiental da aquicultura, visando a criação de uma Rede Nacional de Pesquisa e Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União. O intuito da Rede é avaliar e estabelecer metodologias, métodos de amostragem, parâmetros, além de criar um banco de dados sistematizado para disponibilização das informações e o monitoramento ambiental em áreas de produção aquícola. “Essa rede visa a atender às condicionantes dos licenciamentos ambientais que representam continuidade dos compromissos assumidos perante os governos estaduais para ampliação da produtividade”, disse na abertura do Workshop.

Na ocasião os coordenadores apresentaram o projeto do Sistema Monitoramento Ambiental da Aquicultura no Açude Castanhão. O sistema está em fase de desenvolvimento e será implantado através de convênio com o Ministério. Segundo Osvaldo Segundo, o “objetivo é monitorar a qualidade das águas e os aspectos zootécnicos de peixes em tanques-rede no Açude Castanhão, na Região do Vale do Jaguaribe”, explica.

Além da Seapa, estavam presentes nos dois dias de evento representantes das entidades ligadas ao setor: Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Federal de Goiás (UFG); Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas (CNPASA); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Embrapa Meio Ambiente; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF); Embrapa Amazônia Oriental (CPATU); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Institutos LACTEC; Itaipu Binacional; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

13.08.2015