Página Inicial Notícias Encontro reúne representantes dos setores do agronegócio, pesca e aquicultura
Encontro reúne representantes dos setores do agronegócio, pesca e aquicultura PDF Imprimir E-mail
Seg, 29 de Junho de 2015 15:38

O governador Camilo Santana e o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, receberam nesta segunda-feira (29) representantes dos setores do agronegócio, pesca e aquicultura do Ceará. No encontro, que aconteceu no Palácio do Abolição, empresários e dirigentes de câmaras setoriais apresentaram as demandas com o objetivo de contar com o apoio das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Seapa. Eles também ressaltaram a importância da articulação do Estado junto ao Governo Federal. Os secretários adjunto, Euvaldo Bringel, e executivo, Daniel Frota, também estiveram presentes no encontro.

“A Secretaria está aberta para ouvir e trabalhar todas as necessidades da pesca e da aquicultura. A agricultura foi incorporada a nossa secretaria também com esse objetivo de trabalharmos juntos para engrandecer o setor. A Seapa é um canal direto para que as demandas cheguem ao Governador Camilo Santana e os recursos sejam utilizados de acordo com as reais necessidades”, destacou Osmar Baquit.

Na pauta, foram discutidas questões como a isenção do imposto ICMS sobre defensivos agrícolas; pulverização da área; projeto viário que ligue as estradas internas do Perímetro Irrigado do Tabuleiro de Russas à malha viária já existente; a destinação de 30% dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) para otimização do uso da água; o apoio na implantação do Mercado das Flores (projeto que será licitado pela Prefeitura de Fortaleza) e melhorias no pivô da Chapada do Apodi.

Sobre as demandas, o Governador reforçou a política do Governo do Estado em estar aberto ao diálogo e as necessidades de cada setor. “É fundamental fazer com que o Ceará continue um estado produtor e exportador, mesmo diante das dificuldades que o país está vivenciando, e o agronegócio assim como a pesca e aquicultura são peças fundamentais no desenvolvimento econômico do nosso Estado”, concluiu o chefe do executivo estadual.

Participaram da reunião os secretários estaduais Gabinete do Governador, Élcio Batista, da Fazenda, Mauro Benevides, do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira e do Meio Ambiente, Artur Bruno; os presidentes da Adece, Ferrucio Feitosa, Adagri, Francisco Augusto e da Cogerh, João Lúcio; o superintendente da Semace, José Ricardo; e os deputados federais Antônio Balman; José Guimarães e Odorico Monteiro. Representando os setores participaram os presidentes da Faec, Flávio Saboya; da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, da Associação Cearense dos Criadores de Camarão, Cristiano Maia, da Câmara de Flores e Plantas Ornamentais do Estado do Ceará, Thomas Reeves, da Associação Cearense de Aquicultores, Camilo Diógenes; ainda Jorge Parente (CBL); Carlos Prado (Itaueira); João Teixeira Júnior (Frutacor); Gilson Gondim (Floresce);  Luiz Girão (Flor da Serra) e Edson Brok (Tropical Nordeste).

29.06.2015