Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Secretário Osmar Baquit participa de Fórum Regional Dialoga Brasil
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Secretário Osmar Baquit participa de Fórum Regional Dialoga Brasil PDF Imprimir E-mail
Qui, 11 de Junho de 2015 15:31

Foto: Camila LimaO governador Camilo Santana debateu nesta quinta-feira (11), no Centro de Eventos do Ceará, diversos projetos para o Ceará e a região Nordeste durante o Fórum Regional Dialoga Brasil, como ações de convivência com a seca e medidas para a segurança e saúde pública. O encontro serviu para o Governo Federal e estados conversarem com a sociedade civil sobre a construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Participaram também do evento o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e o secretário-geral de Planejamento e Orçamento, Gilson Bittencourt. O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, também esteve presente no evento.

RFórum6Camilo Santana destacou a importância do contato com a população para a construção dos programas de Governo. "Quero agradecer ao ministro Miguel Rossetto, representando o Governo Federal, por ter escolhido o Ceará para sediar esse evento. É um momento em que reunimos a sociedade civil, representantes do Nordeste, não só para debater as ações, como para planejar o futuro do Brasil pelos próximos quatro anos. Temas que hoje são fundamentais como a seca, a questão da Transnordestina, para a integração da região. Lembrando que também estamos fazendo o nosso PPA em nível de Estado de forma participativa. Meu governo tem sido pautado na base do diálogo, só assim obtemos políticas sólidas", disse o governador.


Ações prioritárias


Entre os principais temas debatidos no evento está a questão dos recursos hídricos, lembrando que o Ceará vive o quarto ano com chuvas abaixo da média. Camilo Santana citou que políticas públicas entre governo Federal e Estadual para a convivência com esse problema têm sido executadas, como o programa de cisternas de placas, em que o Ceará foi um estados do Nordeste que mais implantou e tem garantido à população rural água para beber. O governador lembrou de outras obras estruturantes, como a transposição entre o açude Castanhão e Região Metropolitana, e o Cinturão das Águas, destacando o constante contato com o trabalhador rural.

Sobre segurança pública, o governador frisou o trabalho integrado entre poderes no Pacto Pelo Ceará Pacífico, que tende a diminuir os índices de violência no Estado.

Sobre a saúde, Camilo reforçou a necessidade da criação de novas fontes de financiamento, mediante a situação de subfinanciamento em repasses da União. Ele destacou ainda que o governadores do Nordeste vão se reunir em julho, no Piauí, para debater o assunto.

Outros temas debatidos durante o encontro foram: garantia da segurança pública para o enfrentamento à violência contra negros, jovens e mulheres, idosos e população LGBT, povos indígenas; reforma agrária e acesso à terra e territórios aos povos indígenas e povos e comunidades tradicionais; geração de trabalho, emprego e renda; segurança alimentar e nutricional; promover e apoiar políticas para cidades sustentáveis; entre outros.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, destacou que todas as áreas estão analisadas durante essa etapa de diálogo. "Todos os grandes programas, de infraestrutura logística e social, desenvolvimento econômico, estradas, portos, rodovias, o programa 'Minha Casa, Minha Vida', os programas da saúde, a ideia de fortalecer a nossa economia nacional, o PPA é o grande organizador dos rumos dos investimentos por um período de quatro anos. Estamos aqui nessa etapa de planejamento nacional do Plano Plurianual, que a presidenta Dilma Rousseff vai entregar no fim de agosto para avaliação do Congresso Nacional. O que estamos fazendo aqui e mais uma etapa de conversa com a sociedade civil da região Nordeste", disse.

Avanços


Entre os balanços positivos apresentados durante o encontro, o Nordeste foi responsável por 61% da redução da pobreza no país entre 2003 e 2013, de modo que 33 milhões deixaram a pobreza e 16 milhões deixaram a pobreza extrema. No mesmo período, o programa 'Minha Casa, Minha Vida' entregou 1,2 milhão de moradias na região e o programa 'Luz Para Todos' realizou 1,6 milhão de ligações. Até maio de 014, o programa 'Água Para Todos' entregou 844 mil cisternas. Já o programa 'Mais Médicos' contratou 6,5 mil médicos até maio de 2015.

Representantes de várias entidades da sociedade civil - conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais, entidades sindicais e empresariais - do Ceará e do Nordeste participaram do fórum.

Plano Plurianual


O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento que define desafios e compromissos do Governo Federal para os próximos quatro anos. Baseado em consultas, estudos e prospecção de cenários futuros, o PPA é um documento legal que estabelece diretrizes, metas e objetivos da administração.

Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Belém já receberam o fórum. Fortaleza foi a última cidade a sediar o evento. Ao término dos fóruns, as propostas são sistematizadas e enviadas para apreciação do Congresso Nacional.

 

Fotos: Camila Lima / Marcos Studart


Thiago Sampaio

Repórter / Célula de Reportagem da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

 

 

 

11.06.2015

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira (  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3241.0561)

 


 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4