Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Secretário Euvaldo Bringel visita experiência de Ostreicultura no Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Secretário Euvaldo Bringel visita experiência de Ostreicultura no Ceará PDF Imprimir E-mail
Ter, 02 de Junho de 2015 09:44

O secretário adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, acompanhado do chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista, visitou no último sábado (30), a Fazenda de Camarão Aquafort, em Camocim, Litoral Oeste do Estado, onde discutiram o projeto de Ostreicultura desenvolvido no local. Por meio da Secretaria, o Governo do Estado vem trabalhando para habilitar o Ceará no Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Diretor Técnico da Aquafort, Juan Carlos Ayala; a engenheira de Pesca, Raíssa Pinheiro, acompanharam a visita.

Segundo o secretário Euvaldo, o Governador Camilo Santana tem demonstrado todo o interesse em viabilizar a habilitação do Estado para realização de análises de micro-organismos contaminantes e de toxinas em moluscos bivalves e de análises para o monitoramento de espécies de microalgas potencialmente produtoras de toxinas. “O chefe de Gabinete, Élcio Batista, já autorizou que a Secretaria identifique um laboratório local que possa realizar essas análises e reforçou o compromisso do Governador em adquirir os materiais necessários para habilitar esse laboratório. Esse será um importante passo que o setor dará e que contribuirá para o desenvolvimento da atividade, beneficiando toda a população que vive na costa litorânea do Estado”, destacou Euvaldo Bringel. O objetivo do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB) é monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano, como ostras, berbigões, vieiras e mexilhões.

Durante a visita, os gestores estaduais também conheceram a experiência na Fazenda de Camarão Aquafort, que realiza o cultivo e engorda de ostras coletadas no canal de abastecimento nos viveiros de camarão. A engorda é feita nos viveiros, onde as sementes são inseridas, e após seis meses essas ostras são despescadas com cerca 09 cm de comprimento, tamanho necessário para comercialização do produto. O Projeto de Ostreicultura desenvolvido na Fazenda, segundo os gestores, é de excelência e por isso o Governo do Estado deve apoiar a atividade. “A aquicultura é uma atividade natural do nosso Estado e merece todo essa atenção”, concluiu o secretário Euvaldo Bringel.

A visita foi acompanhada pelos secretários estaduais Arialdo Pinho (Turismo) e Ivo Gomes (Cidades). A Fazenda tem um grande potencial turístico, pois fica localizada em Camocim, na paradisíaca Rota das Emoções, na margem direita do Rio Coreaú. O deputado Estadual, Sérgio Aguiar e a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, também visitaram o local.


02.06.2015

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3241.0561 - 8874.3322)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4