Página Inicial Notícias Secretário discute a Pesca da Lagosta e do Atum no Ceará
Secretário discute a Pesca da Lagosta e do Atum no Ceará PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Maio de 2015 11:38

Fotos: Arquivo/SEAPADiscutir melhorias na pesca da Lagosta e a criação de um Plano para pesca do Atum no Ceará foram temas do encontro nesta quarta-feira (06), entre o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Osmar Baquit, e a Presidente do Sindicato das Indústrias de Frios e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio), Elisa Gradvohl. O secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, também esteve presente na reunião.

Segundo Osmar Baquit, é fundamental se trabalhar o aumento da exportação da lagosta, que pode chegar a 15% de incremento. “É fundamental que o Ceará eleve sua participação na exportação desse produto assim como focar na construção de um plano para a pesca do atum, que são duas cadeias produtivas que terão o foco do Governo do Estado. Recursos para investir nisso não vai faltar”, ressalta o gestor do órgão.

No encontro, também ficou acertado que serão levantados dados referentes a construção do Plano, que passa pela qualificação profissional, aquisição de barcos escola e subsídio para aquisição desses barcos, e a atração de uma certificadora. Segundo o secretário Euvaldo Bringel, também serão analisadas questões de financiamentos e tributárias. Esses levantamentos serão apresentados ao Governador Camilo Santana, durante audiência com a presença do secretário da Fazenda Mauro Filho. O encontro será articulado pelo secretário Osmar Baquit.

A reunião, na sede da Seapa, contou com a presença de representantes do setor pesqueiro do Ceará, Paulo Gonçalves, da Compex, e Ozimar Costa, da Netuno; além dos técnicos da Secretaria, Julianna Albuquerque, Osvaldo Segundo e Arnóbio Dourado.

06.05.2015

Março 2024