Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias ABNT define norma para produção de tilápia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
ABNT define norma para produção de tilápia PDF Imprimir E-mail
Seg, 20 de Abril de 2015 09:51

Foto: Ueslei MarcelinoA Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Coordenação do Desenvolvimento da Aquicultura (CODEA), vem contribuindo para a elaboração de normas para desenvolvimento da aquicultura no Brasil. No último dia 14, o orientador de célula da CODEA, Ricardo Albuquerque da Seapa, esteve na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, onde participou de reunião para definir as diretrizes básicas para a criação da tilápia. O objetivo é auxiliar no aumento da competitividade, melhorias de resultados do setor e aumento do grau de confiança dos produtos da aquicultura.

A norma para engorda da tilapicultura aprovada durante o encontro, foi elaborada após análise dos votos da consulta nacional. Ela será publicada após quinze dias da sua aprovação e entrará em vigor em seis meses. Nesse tempo, o Sebrae Nacional visitará aquicultores do Brasil todo para iniciar a implantação piloto dessas normas junto a eles. O orientador de célula da CODEA, Ricardo Albuquerque, lembra que as normas elaboradas pela Comissão de Estudo Especial de Aquicultura (CEE/ABNT) não são obrigatórias.

“Foi importante a participação de todos os envolvidos no setor, pois o objetivo dessa norma foi desenvolver e padronizar os requerimentos de itens que já são possíveis de serem realizados pelo setor. A próxima norma a ser desenvolvida será a de formas jovens. Dessa maneira a aquicultura brasileira poderá chegar a uma padronização em seus processos. Podendo assim ser mais competitiva, inserindo no mercado produtos de qualidade reconhecida”, analisa Ricardo Albuquerque.

Sobre a Elaboração das Normas

A elaboração das Normas teve inicio há três anos com a participação do Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e cerca de mais 70 instituições, como Universidades, Centros de Produção, Institutos Federais, Secretarias de Governos Estaduais e Municipais e Associações de Produtores da Aquicultura. A Seapa acompanha e participa do desenvolvimento dessas Normas desde 2013.

A partir de uma parceria firmada entre o Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), vem sendo realizadas diversas visitas técnicas a produtores de tilápia, tambaqui e moluscos bivalves nos estados do Espírito Santo, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Ceará. Sendo identificadas as principais demandas do setor a serem elaboradas a normas para o setor.

Maiores Informações:

Ingrid Ribeiro das Neves - ABNT – Gerência do Processo de Normalização

Tel: (21) 3974-2324 / e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


22.04.2015

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3241.0561)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4