Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Ceará discute parcerias para ampliar investimentos e incentivar a pesca e aquicultura
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ceará discute parcerias para ampliar investimentos e incentivar a pesca e aquicultura PDF Imprimir E-mail
Qua, 08 de Abril de 2015 14:39

O Governador Camilo Santana recebeu nesta quarta-feira (08), o ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho. O encontro contou com representantes do setor produtivo da pesca e aquicultura e tratou das principais parcerias entre os Governos Estadual e Federal, para estimular a atividade no Ceará e ampliar os investimentos no setor. O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, junto com o secretário adjunto, Euvaldo Bringel, participaram da reunião no Palácio da Abolição.

O Governador Camilo Santana destacou que o Estado tem o interesse em abrir um diálogo permanente com o Ministério da Pesca e Aquicultura. Vamos traçar um plano de ações para o Ceará que é um dos maiores produtores do Brasil”, afirmou. O chefe do executivo estadual destacou também que a ideia é trabalhar ações que incentive a produção do setor. “Em um ano difícil, como será 2015, a pesca e aquicultura farão a diferença na captação de investimentos para o Estado”, concluiu.

O ministro Hélder Barbalho reforçou que está percorrendo os principais estados brasileiros que têm potencial para desenvolver a atividade e que contam com baixo investimento por parte do Governo Federal. O Brasil tem a meta de até 2020, produzir três milhões de toneladas de pescado, sendo dois milhões de toneladas relacionadas ao setor da aquicultura e um milhão de toneladas relacionada a pesca. O Estado do Ceará está à frente dos Estados do Brasil por existir uma legislação local ambiental que garante a produção e a execução da atividade e o alto potencial de produção aquícola, tanto no litoral como nos açudes”, afirmou o ministro. Nos mares, a capacidade de produção é de cinco milhões toneladas de pescado por ano. Já o Açude Castanhão tem a capacidade para produzir sozinho mais de 10 mil toneladas de pescado por ano.

O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará, Osmar Baquit, afirmou que a pasta e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) trabalharão em conjunto para agilizar o processo de concessão de licenças ambientais para os empreendimentos e empresas da área de pesca e aquicultura. Baquit afirmou ainda que a parceria envolve a elaboração de um plano ambiental aquícola, para viabilizar a atividade. Na ocasião, o Secretário apresentou propostas de investimentos em parceria com o Governo Federal no âmbito da Assistência Técnica e da atualização e manutenção de um Cadastro Único da Pesca e da Aquicultura do Estado.

A reunião no Palácio da Abolição contou também com as presenças dos secretários, Élcio Batista (Chefe de Gabinete), Danilo Serpa (Relações Institucionais), José Ricardo Araújo (Semace), Ferruccio Feitosa (Presidente da Adece); técnicos da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, da Semace e do Ministério da Pesca, além de representantes do setor.

 

 

08.04.2015

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (85) 3466.4898)

Assessoria de Imprensa da Seapa

Julyana Silveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (85) 3241.0561)

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4