Página Inicial Notícias Secretário anuncia ações que beneficiam piscicultores de Quixêlo
Secretário anuncia ações que beneficiam piscicultores de Quixêlo PDF Imprimir E-mail
Qui, 26 de Março de 2015 16:10

O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, junto com o secretário adjunto, Euvaldo Bringel, recebeu nesta quinta-feira (26), na sede da Secretaria, a prefeita de Quixelô, Fátima Gomes e a deputada estadual Miriam Sobreira. A pauta do encontro foi a mortandade de peixes criados em tanques-rede na bacia do Açude Orós, na região Centro-Sul do Ceará, na última segunda-feira (23), causado devido a falta de oxigenação nos cativeiros.

Além do prejuízo, estimado em R$ 1,5 milhão, a preocupação dos 150 piscicultores atingidos pela mortandade é em relação ao financiamento junto ao Banco do Brasil, que tem parcelas a serem quitadas no próximo mês de maio. Devido ao prejuízo, os piscicultores alegam não ter como arcar com as dívidas. Na ocasião o secretário Osmar Baquit agendou um encontro no município para a próxima terça-feira (31), com a presença de produtores e representantes do Banco. “A Secretaria intermediará essa reunião com o objetivo de prorrogar a dívida dos piscicultores”, reforçou.

O secretário adjunto, Euvaldo Bringel, fará a visita ao município durante a próxima segunda-feira (31) e quarta-feira (01), também com a finalidade de produzir um documento que ateste a situação de mortandade de peixes na bacia do Açude Orós. “Esse documento servirá como um instrumento legal para ser apresentado ao Banco do Brasil. De alguma forma ajudará na realização de acordo entre ambas as partes”, explicou Euvaldo Bringel.

Como ação imediata a Secretaria também disponibilizou um caminhão frigorífico que será deslocado para o município e que ficará a disposição dos piscicultores. Segundo o Coordenador de Ordenamento, Registro e Controle da Seapa, Osvaldo Segundo, a ação deverá minimizar o prejuízo. “Nesses casos a morte dos peixes acontece muito rápido, mas prevendo que o fato vá acontecer o peixe pode ser armazenado em local apropriado como o um caminhão frigorífico”, explicou o técnico. O caminhão estará a disposição dos piscicultores até o feriado da Semana Santa.

No encontro também estiveram presentes técnicos de Secretaria e o vereador do município, Raimundo Gomes.

26.03.2015