Página Inicial Notícias Secretaria e Câmara Setorial da Tilápia se reuniram nesta segunda-feira (16)
Secretaria e Câmara Setorial da Tilápia se reuniram nesta segunda-feira (16) PDF Imprimir E-mail
Seg, 16 de Março de 2015 15:06

O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Osmar Baquit, e membros da Câmara Setorial da Tilápia, reuniram-se nesta segunda-feira (16), na Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). O encontro foi comandado pelo presidente da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAq), Camilo Diógenes, e contou também com a participação do secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel. A reunião foi pautada pelas ações e um levantamento da produção da tilápia no Estado.

Na ocasião, o secretário ressaltou o trabalho do órgão que visa o crescimento do setor. “O que buscamos de fato é poder contribuir para aumentar a produção no Estado. Com esse objetivo a secretaria vem trabalhando primeiramente em conhecer e buscar parceiros, como por exemplo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, onde já nos reunimos. Essa é uma das nossas funções, facilitar e abrir portas para que os investimentos sejam feitos, a produção cresça e isso tenha resultados positivos não só para o setor mas para todo o Estado. Esse encontro hoje mostra que estamos trabalhando e pensando do mesmo jeito”, reforçou Osmar Baquit.

Durante o encontro também foram apresentadas as demandas atuais do setor e o que compete a cada órgão representado na reunião, assim como foram apresentados modelos de plantas de câmaras de processamento e o planejamento de marketing para a cadeia produtiva da tilápia. Segundo o presidente da Adece, Ferrucio Feitosa, é importante trabalhar as estratégias afim de mostrar a tilápia como um produto sem deficiências. “É importante que os produtores tenham foco em desmistificar os mitos em relação ao peixe de água doce, como o sabor, por exemplo. Temos que quebrar com os paradigmas para vender o que é nosso. O que é produzido pelo nosso Estado”, analisou o gestor.

Outro ponto abordado no encontro pelo secretário executivo, Euvaldo Bringel, foi a importância da política de regulamentação do uso da água. Ficou acertado uma reunião de trabalho na próxima segunda-feira (23), na sede da Seapa, onde o tema será aprofundado. O secretário adjunto também apresentou oportunidades do Polo Econômico do Castanhão, que segundo ele “precisam da contribuição e envolvimento de todo o setor”, destacou.

Também estiveram reunidos o superintendente estadual do Sebrae, Joaquim Cartaxo; o representante do Ministério da Pesca, Felipe Matias;  e representantes de órgãos.

16.03.2014

Março 2024