Página Inicial Notícias Câmara Setorial da Tilápia realiza reunião em Jaguaribara.
Câmara Setorial da Tilápia realiza reunião em Jaguaribara. PDF Imprimir E-mail
Sex, 14 de Março de 2014 18:38

O município de Jaguaribara sediou nesta sexta feira (14) mais uma reunião da Câmara Setorial da Tilápia (CS-tilápia), a pedido do prefeito Francini Guedes, fechando os festejos de aniversario de 57 anos da Cidade. O município é o maior produtor de tilápia no estado, com produção mês de 1,5 milhões.

A reunião foi presidida pelo empresário tilapicultor e presidente da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAq), Camilo Diógenes,  e teve a participação do Dep. Federal Raimundo Gomes de Matos, do secretário executivo da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), Glauber Gomes, o prefeito Francini Guedes, e dos secretários municipais de Jaguaribara, André Siqueira e Lívia Barreto, entre outros membros da CS-Tilápia. Um novo encontro já ficou agendado para sexta feira (21), às 09h na SPA.

Câmara Setorial da Tilápia

Criada no âmbito da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) que acolhe várias outras câmaras setoriais como a do Camarão, a CS-Tilápia faz jus a um dos segmentos do agronegócio cearense que mais cresce e se apresenta como um dos mais potenciais, os números que o setor apresenta pode confirmar toda essa evolução, e legitima a confiança para cenários positivos de expansão da atividade produtiva no Estado, para tal, ainda existe alguns ajustes para melhor potencializar o segmento da tilapicultura cearense, já que hoje, o Estado do Ceará ocupa a liderança nacional na produção e consumo de tilápias, e o setor carece de organização, para unir no mesmo ambiente todos os elos da cadeia produtiva, sejam eles de governança, pesquisa e/ou fomento, visando a resolução dos entraves e demandas no setor.

A CS-Tilápia é formada pelos principais pólos de produção, como: do açude Castanhão, que se apresenta como um dos parques aquícolas legalizados pelo Governo Federal, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), que tem um papel importante nesta construção, a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Ceará (SFPA), representando o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), além de outras instituições importantes como a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), a Agência Estadual de Desfesa Agropecuária (ADAGRI), o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, entre outros.

Compõe ainda a CS-Tilápia, instituições ligadas ao ensino e pesquisa ligada à atividade, como o Instituto CENTEC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a  Universidade Federal do Ceará (UFC).

14.03.2014

Assessoria de Comunicação