Página Inicial Notícias Parceria entre SPA e APRECE mobiliza municípios para discutir a certificação da lagosta.
Parceria entre SPA e APRECE mobiliza municípios para discutir a certificação da lagosta. PDF Imprimir E-mail
Qua, 05 de Fevereiro de 2014 14:50

A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), e a Associação dos Prefeitos do Estado Ceará (APRECE), realizou na terça feira (4), uma mesa de debate para discutir proposta de parceria entre as Prefeituras dos municípios do Litoral, e o Instituto de LABOMAR/UFC, no sentido de realizar um monitoramento da pesca da lagosta nos municípios do litoral a partir de 1º de junho de 2014, quando termina o defeso da lagosta.

O objetivo do encontro foi esclarecer aos secretários municipais que se fizeram presentes, a situação atual da pesca e exportação da lagosta no Ceará, bem como: a captura, manutenção e comercialização de lagostas vivas pelas comunidades pesqueiras, e certificação ambiental internacional da pesca da lagosta do Ceará, processo já em andamento desde 2009.

A reunião contou com as presenças dos secretários da SPA, o Titular da pasta, Dr. Sales, o Adjunto, Professor Doutor Manuel Furtado, e do analista Ambiental do IBAMA, pesquisador do LABOMAR/UFC, Dr. Paulo Lira Cavalcante.

Municípios convidados: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe Camocim, Cascavel, Caucaia, Cruz, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

A apresentação foi feita pelo o analista Ambiental do IBAMA e pesquisador do LABOMAR/UFC, Dr. Paulo Lira Cavalcante, e o Secretário Adjunto da SPA, Professor Doutor Manuel Furtado.

O titular da SPA, Dr. Sales ressaltou a importância dos gestores municipais em participar deste grande momento, onde se discute a certificação da lagosta, enfocando um maior engajamento e participação de todos para a obtenção do sucesso do mesmo, uma vez que o Estado do ceará parte na frente, sendo este pioneiro nesta luta.

Já o Secretário Adjunto da SPA, Prof. Dr. Manuel Furtado, relatou que o processo de certificação da lagosta acontece desde a criação da SPA, e busca ter essa certificação internacional concedida pela Marine Stewardship Council (MSC); e que, a ideia principal, é inserir o crustáceo no cardápio oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, para que seja apreciada por atletas, turistas e público em geral, com a certeza de que, o produto é oriundo da pesca sustentável, além de promover à culinária e o potencial cearense de frutos do mar para diversos países, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico no setor.

05.02.2014

Assessoria de Comunicação