Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias MPA e Universidade Federal do Ceará firmam parceria para alavancar a pesca oceânica.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
MPA e Universidade Federal do Ceará firmam parceria para alavancar a pesca oceânica. PDF Imprimir E-mail
Qua, 07 de Agosto de 2013 15:50

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella assinou nesta terça-feira (06), juntamente com o reitor na Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira, parceria que inclui a aquisição de embarcação de 18 metros para pesquisa de ambiente marinho, além da descentralização de cerca de R$ 2,1 milhões para a capacitação de pescadores artesanais para a pesca do atum no litoral. Os dois acordos somam mais de R$ 4 milhões em investimentos para a costa do nordeste brasileiro.

A embarcação terá capacidade para até 10 pessoas e será equipada com equipamentos tecnológicos, que darão suporte ao desenvolvimento de novos projetos para a formação de uma rede nacional de pesquisa em ciências pesqueira e oceanográfica. O objetivo é fornecer informações mais precisas e compatíveis com a dinâmica da atividade.

Segundo o secretário adjunto da Pesca e Aquicultura do Ceará, Manuel Furtado Neto, que esteve presente no ato, a parceria é importante para o desenvolvimento do setor na região. “Agradecemos o ministro Crivella por mais um apoio por meio da descentralização de recursos para o nosso estado”, destacou Neto.

 

O reitor na Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira, acredita que com o investimento do MPA será possível impulsionar as pesquisas na região, com um trabalho de extensão nas comunidades pesqueiras, por meio de cursos para os pescadores mais carentes. “Os recursos disponibilizados serão destinados para a capacitação dos pescadores, além de pesquisas no ambiente marinho”, enfatizou o reitor.

“É importante priorizar a formação dos pescadores para outras pescarias como o atuam, por exemplo. A Universidade agora tem um barco que está pronto para operar. Ele será uma verdadeira escola para os pescadores que muitas das vezes só têm conhecimento da lagosta. Na região existem espécies que ainda não foram exploradas e por meio do barco de pesquisa será possível realizar pescaria de estudo para saber quais têm condições de serem capturadas com intensidades”, acrescentou o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca, Flávio Bezerra.

“É um barco moderno, sofisticado e se Deus quiser servirá de modelo para a pesca oceânica de atum. É preciso formar o pessoal e a ideia inicial é qualificar 240 pescadores artesanais, para que eles possam aprender a manipular o atum”, afirmou o ministro Marcelo Crivella, destacando a importante do investimento feito nos regiões litorâneas.

O Brasil é o país com maior reserva de água doce do planeta e possui um litoral com mais de 8 mil km de extensão. Para Crivella a parceria realizada é completa e ajudará o Ceará a explorar de forma segura os ambientes marinhos.

Estiveram presentes o diretor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Luís Parente, o diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) da Universidade Federal do Ceará, Francisco Melo, o secretário executivo do MPA, Átila Maia da Rocha, a chefe de gabinete, Margareth Cabral, o secretário de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura, Eloy Araujo, o secretário de Monitoramente e Controle, Américo Tunes e  a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince.

Informação reproduzida Site do MPA.

 

07.08.2013

Assessoria de Comunicação da SPA

Gerson do Valle  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(85) 3241.0114 / TIM (85) 9954.8989 / OI (85) 87542803

Twitter: @spaceara

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4