Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Secretário Adjunto da SPA participa de assinatura para convênio de Barco de Pesquisa e capacitação de pescadores.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Secretário Adjunto da SPA participa de assinatura para convênio de Barco de Pesquisa e capacitação de pescadores. PDF Imprimir E-mail
Ter, 06 de Agosto de 2013 09:33

O Secretário Nacional da Pesca, Flávio Bezerra, recebeu em seu gabinete, o Diretor do Instituto de Ciência do Mar (LABOMAR), Professor Luis Parente Maia e o Secretário Adjunto da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), Professor Dr. Manuel Furtado, para troca de informações referente a dois convênios que serão assinados na manhã desta terça-feira (6) no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O primeiro convênio a ser assinado na presença do Ministro do MPA, Marcelo Crivella, trata da aquisição de embarcação para estudo e pesquisa de ordenamento da Pesca da Lagosta. O barco dará suporte às pesquisas dos principais recursos pesqueiros na região nordeste, que apresenta uma importante atividade pesqueira. Esta proposta visa desenvolver uma embarcação devidamente equipada com materiais e equipamentos necessários a realizar pesquisa científica na costa do Nordeste do Brasil, com vistas a gerar subsídios técnicos científicos para a gestão dos recursos pesqueiros brasileiro.

Já o segundo convênio, trata-se de um Projeto de Capacitação de pescadores artesanais para pesca de atuns e afins, com objetivo de aparelhar embarcação de pesquisa para qualificar 240 (duzentos e quarenta) pescadores artesanais para a pesca oceânica de atuns e afins de grandes demersais, diminuindo assim, a pressão sobre os estoques pesqueiros costeiros tradicionais, sobretudo: lagostas e peixes das famílias Lutjanidae e Serranidae.

Ainda serão ministrados cursos de capacitação de pescadores artesanais no Estado do Ceará, para atuarem na pesca de atuns e afins, como alternativa para a formação de mão de obra qualificada, e, para atingir o objetivo de capacitação profissional de pescadores no que diz respeito à infraestrutura básica para o desenvolvimento dessas atividades; duas embarcações incorporadas pela instituição proponente deverão estar plenamente operacionais e devidamente munidas dos equipamentos necessários aos trabalhos propostos.

O projeto visa desenvolver o setor produtivo de forma abrangente, subsidiando a evolução técnica da pesca marinha extrativa no Ceará em modelos de exploração mais inteligentes, sustentáveis, e de maior valor agregado, já que a pesca de atuns e afins será uma alternativa para a frota brasileira, pelo produto apresentar alta rentabilidade.

Com informações: Viviane Paganotte, assessora do gabinete do Secretário nacional da Pesca, Flávio Bezerra.

06.08.2013

Assessoria de Comunicação da SPA

Gerson do Valle  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(85) 3241.0114 / TIM (85) 9954.8989 / OI (85) 87542803

Twitter: @spaceara

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4