Página Inicial Notícias Secretário da SPA participa de audiência publica em Chaval.
Secretário da SPA participa de audiência publica em Chaval. PDF Imprimir E-mail
Sex, 14 de Dezembro de 2012 17:31

O Secretário da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceara (SPA), engenheiro de pesca Ricardo Campos, acompanhado do Secretário Nacional da Pesca, Flávio Bezerra, estiveram na tarde desta sexta feira (14), participando de uma audiência publica no município de Chaval, onde teve como pauta de discussão a criação da Unidade intensiva de refugio da vida silvestre do peixe boi.

Chaval é zona costeira que fica na divisa dos estados do Ceará e Piauí, e está sendo proposto pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMbio, a criação da “Unidade intensiva de refugio da vida silvestre do peixe boi”, que se aprovada for, ocupará uma área de aproximadamente 41 mil hectares entre os municípios de Chaval e Barroquinha no litoral cearense, Luis Correia e Cajueiro da Praia, na costa  Piauiense .

O povo de Chaval e suas lideranças sempre apoiaram ações que visão a conservação do meio ambiente e a preservação de espécie em risco, salientou o prefeito eleito no município Sr. Pacheco Neto.

A ICMbio, entidade proponente da RVS, não compareceu a audiência publica, mas o Secretário Ricardo Campos, no uso da sua palavra, propôs que a entidade designe um técnico para detectar a espécie na região, fazendo o monitoramento do animal pelo período de 02(dois) anos, isso em parceria com a SPA, onde um técnico da secretaria também irá fazer o acompanhamento, e que, a partir de então, possa se tomar as devidas providencias quanto à preservação do mesmo, já que os relatos em relação a existência da espécie, é remoto.

No discurso do Secretário Nacional da Pesca, ele disse: “Somos a favor do bem estar da população e contrário a qualquer ameaça que possa tirar a qualidade de vida dos pescadores artesanais, temos que buscar novas formas de conciliar a preservação do meio ambiente sem tirar o que já pertence a essas famílias há muito tempo”, concluiu agradecendo, Flávio Bezerra.

Participaram da audiência: Francisco Carneiro Pacheco Neto, Prefeito eleito em Chaval, Ricardo Campos, engenheiro de pesca e Secretário da SPA/CE, Flávio Bezerra, Secretário Nacional da Pesca, Sergio Pinho, engenheiro de pesca e assessor parlamentar, Marcio Bezerra, engenheiro de pesca e diretor do IFCE/Acaraú, José Olavo Melo, vice-prefeito eleito em Camocim, Hélio Filho, representante da Associação Cearense dos Criadores de Camarão do Estado do Ceará, José Fiel de Brito, representante do Sindicato dos Salineiros, Claudiana Fernandes, presidenta da Colônia dos Pescadores de Chaval, Luis Carlos da Costa, representante da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, Francisco Antonio Siqueira, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Pedro Henrique, representante da Agencia de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), José Ribamar, representante da Federação dos Pescadores e o Vereador Jose Landri, representando a Câmara Municipal de Chaval.

14.12.2012

Assessoria de Comunicação da SPA