Página Inicial Notícias Secretário Nacional da Pesca inicia projeto inovador para beneficiar pescadores do Ceará.
Secretário Nacional da Pesca inicia projeto inovador para beneficiar pescadores do Ceará. PDF Imprimir E-mail
Qua, 12 de Dezembro de 2012 12:06

Por: Viviane Paganotte

Preocupado com a situação dos pescadores e seus familiares na região de Icapuí (CE), o Secretário Nacional da Pesca, Flávio Bezerra, lançou o projeto que irá construir 500 residências que ficarão próximas a um Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), além de realização de cursos em administração para os filhos de pescadores da região para que os mesmos possam vir, futuramente, a administrarem essas unidades de beneficiamento e assim envolver toda a família do pescador agregando valores.

O projeto que foi batizado com o nome de “Vila dos Pescadores”, tem o apoio do Presidente da Câmara Municipal de Icapuí, Senhor Manoel Jeová da Silva, mas conhecido com Cadá, que esteve hoje (12), em visita ao gabinete do Secretário, juntamente com o Assessor Especial, Senhor Geovanio Milton de Oliveira, onde questões referentes aos planejamentos para viabilização do Projeto já para o próximo ano (2013). “A ideia do Projeto é que sejam construídas residências para os pescadores e que elas fiquem localizadas próximas ao CIPAR da região”, explica Flávio Bezerra. “Tais unidades de beneficiamento serão, posteriormente, administradas por filhos de pescadores que irão participar de uma seleção prévia e posteriormente terão um curso em administração oferecido também pelo projeto”, finaliza o Secretário.

O Vereador Cadá, juntamente com a Secretária Executiva do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE/MPA), Senhora Roseli Zerbinato, estiveram ontem com a Superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal, Senhora Noemi de Aparecida Neves para tratar da proposta de beneficiamento das moradias para os pescadores. A Superintendente se mostrou interessada pelo Projeto pelo qual faz parte da ideia do Governo Federal pelo qual existem metas a serem atingidas referentes a habitações no país.

Durante a reunião ficou marcado uma audiência no estado do Ceará para o dia 10 de janeiro de 2013 com a participação da Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura do CE, Vereador Cadá representando os pescadores do estado, representantes da Prefeitura, Secretaria de Ação Social e representantes da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA).

O Vereador Cadá, explicou ainda que, a carência dos pescadores é grande e essa ideia inovadora do Secretário Nacional da Pesca, Flávio Bezerra, onde o pescador poderá, finalmente, ter sua residência e que ela fique próxima à unidade de beneficiamento de pescado e ainda seus familiares poderão trabalhar juntos agregando valores será, com certeza, um grande sucesso. “Será uma enorme conquista para o estado do Ceará e servirá de modelo para todo o país”, relata Cadá.

12.12.2012

Assessoria de Comunicação da SPA