Página Inicial Notícias SPA/CE é citada como modelo no Brasil para impedir pescado clandestino.
SPA/CE é citada como modelo no Brasil para impedir pescado clandestino. PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Setembro de 2012 15:11

Em matéria publicada em 20/09/2012 no site: www.primeiraedição.com.br tendo como manchete: Governo tenta impedir pescado clandestino no estado, referindo-se ao estado de Alagoas, as ações desenvolvidas pela Secretária da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (SPA), foram citadas em um parágrafo onde traz: “Há algum tempo o Estado do Ceará enfrentou os mesmos problemas de Alagoas, mas ao tomar as providências para sanar a situação, acabou sendo um dos únicos estados do Brasil a controlar tão bem a sua produção a ponto de ter números precisos que nenhum outro apresenta. O governo Instituiu um certificado de rastreamento para transporte intermunicipal (CTRI), responsável por normatizar a atividade e acabar com o transporte clandestino”.

Este é o reflexo e a realidade com que alguns estados da federação vem passando para impedir a comercialização do pescado não apropriado para o consumo humano e de forma irregular.

Recentemente o Secretário da SPA, engenheiro de pesca Ricardo Campo, apresentou aos presidentes das colônias de pescadores do Estado, uma forma de fiscalizar todo o pescado que sai dos açudes cearenses e que acaba indo para outros estados sem deixar nada aqui para o Ceará no tocante a parte fiscal, bem como, na renda para o trabalhador cearense. Exatamente, o Certificado de Rastreamento do Transporte Intermunicipal – CRTI, que tem por objetivo rastrear todo o produto de origem animal (pescado) no Estado do Ceará. O mesmo já é feito no controle da tilápia.

A operacionalidade sobre o controle do pescado no Ceará esta em fase de implantação e dar-se-ia da seguinte forma: “As colônias de pescadores serão cadastradas na Coordenação de Ordenamento Registro e Controle (COREC/SPA), assim como o atravessador e distribuidor,também terá que fazer, e a partir de então, todo o pescado que sair dos açudes cearenses com peso acima de 100 kg, com destino a comercialização, terá que receber o CRTI, emitida pela a colônia de pescador, ficando mais fácil de controlar, não só o pescado que circula no Estado, como o que também sai dele”. Esclarece o Secretário da SPA, Ricardo Campos.

Para entender melhor a noticia acesse:

21.09.2012

Assessoria de Comunicação da SPA