Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias SPA debate desenvolvimento da piscicultura na região norte
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
SPA debate desenvolvimento da piscicultura na região norte PDF Imprimir E-mail
Qui, 22 de Março de 2012 09:53

Em reunião realizada na Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), foi debatido entre a (SPA), Agencia Nacional das Águas (ANA), representante do Ministério da Pesca (MPA), Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (COGERH), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e empresários da indústria pesqueira, sobre como elaborar ações diretas para implementação no desenvolvimento da piscicultura na região norte.

O secretário da (SPA), Flávio Bezerra, destacou a importância de um projeto social voltado para amenizar a situação do povo daquela região, que vive abaixo da linha da pobreza. O projeto consiste usar a piscicultura na criação de tilápia em tanque rede, gerando assim renda e emprego para aquele povo que vive em situação difícil.  Porem ele ressalta que existe um embate entre a (ANA) e a (COGERH), em relação à questão da água, que é do uso humano, animal e agrícola.

Para ele, existe um problema já antigo, a pecuária coloca a poluição em rios e açudes, a agricultura e as cidades também, não será a tilápia que irá poluir. Ele ainda diz: “temos que continuar insistindo em utilizar essas águas, nós queremos é debater, enfrentar e encontrar uma solução afim de que seja instalada de fato e de verdade essa indústria de beneficiado de pescado naquela região, desenvolvendo assim a economia e gerar emprego para aquele povo que se encontra em situação difícil”, concluiu o secretário.

O representante do (MPA), Luiz Henrique, disse haver um grande avanço neste sentido, dado a um mapeamento da demanda existente dos empresários, a convergência por parte das instituições que diretamente estão envolvidas e o interesse na instalação da indústria de pescado na região.

O Sr, Rennys da COGERH, enalteceu o projeto, dizendo haver o mesmo um diferencial, uma vez que o Governador já implanta uma estrutura de frigorífico que se preocupa em dar o destino final às vísceras e dejetos de maneira a não impactar dentro das bacias.

O Superintendente de regulação da (ANA), Francisco Viana, disse que essa implementação no desenvolvimento da região norte do estado, atende a uma demanda do governo e que o próprio Governador Cid Gomes, deseja fomentar a produção de vários reservatórios, tendo em vista, a instalação de um frigorifico neste sentido.

Francisco Viana, disse ainda reunir alguns dados complementares, o suficiente para apresentar um cardápio de estudos preliminares, visando ampliar essa produção na região norte. Ao final de sua fala, enalteceu e parabenizou o governo do estado pela criação da (SPA), estando à mesma concentrando os assuntos de grande relevância e que com esta centralização pode se obter ações políticas entre instituições e parceiros, além de dar uma contribuição muito grande para a (ANA) e o (MPA), tendo uma facilidade maior para implementação nas políticas de pesca e aquicultura no estado.


 

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4