Página Inicial Notícias Secretaria da Pesca e Aquicultura participou do VII Festpeixe de Jaguaribara
Secretaria da Pesca e Aquicultura participou do VII Festpeixe de Jaguaribara PDF Imprimir E-mail
Qua, 04 de Janeiro de 2012 13:23

Foi realizado em Jaguaribara no dia 28 de dezembro, o VII Festpeixe, evento tradicional da cidade. O secretário, Flávio Bezerra, participou do evento que reúne em uma confraternização os piscicultores do açude Castanhão.

O Festpeixe foi organizado pela Associação dos Criadores de Tilápia do Açude Castanhão (ACRITICA) e pela Prefeitura Municipal de Jaguaribara, com o apoio da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará - SPA.

O evento contou com palestras, oficina gastronômica e confraternização. Pela manhã, o coordenador de controle, ordenamento e registro da SPA, veterinário Hermerson, realizou uma palestra com os piscicultores, salientando a necessidade de que os produtores trabalhem com boas práticas de manejo, e que também se cadastrem junto à secretaria, para obter o certificado de produtor de tilápia, para com isso, o produto cearense passe a ter um diferencial com a rastreabilidade do seu peixe.

Dando continuação nas palestras, os engenheiros de pesca, Arnóbio Dourado (coordenador de pesca da SPA), Marcus Borges e Paulo Augusto (ambos do Instituto Agropolos), realizaram uma oficina gastronômica onde ensinaram as novas técnicas de preparo da carne de tilápia para as mulheres dos piscicultores do Castanhão.

O Secretário Flávio Bezerra conferiu de perto a potencialidade do açude Castanhão para a pesca esportiva e turística, acompanhado por José Liberato, da Associação de Pesca Esportiva do Estado do Ceará (APEECE) e pela secretária de turismo de Jaguaribara, Andréa Pinheiro. Ao final do dia os piscicultores se confraternizaram.

Assessoria de Comunicação da SPA