Página Inicial Notícias Seapa lança a “Quarta-feira do Atum”
Seapa lança a “Quarta-feira do Atum” PDF Imprimir E-mail
Qui, 26 de Outubro de 2017 13:53

O Mercado dos Pinhões ficou pequeno para receber público que foi saborear a "nova" iguaria cearense, o atum. Na noite desta quarta-feira (25) o Governo do Ceará, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com a Associação de Chefes de Cozinha do Ceará (ACC) e a Prefeitura de Fortaleza, promoveu o I Festival Gastronômico Ceará Mares do Atum. O evento reuniu 20 renomados chefes de cozinha que prepararam receitas tendo como base o pescado.

Na ocasião, o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, lançou a “Quarta-feira do Atum”. A iniciativa sugere que nesse dia os chefes que participaram do Festival preparem receitas com atum para serem comercializadas em seus restaurantes. “Esse tipo de pesca já tem volume considerável. A frota que pesca atum hoje no Ceará é de 100 barcos, onde cada um pesca no mínimo 10 toneladas. É uma quantidade em larga escala, no entanto o atum não está ainda na mesa do cearense e nem sendo saboreado pelos turistas. Precisávamos apresentar o atum de um forma diferenciada, para que todos valorizem as particularidades desse pescado. A ideia de realizar esse festival partiu dessa necessidade e pelo que estou vendo aqui foi um ideia de sucesso”, comemorou o gestor da Seapa.

No Festival cada prato pode ser consumido pelo público por um valor de R$ 10 reais. Posteriormente as receitas servidas durante o evento serão publicadas no livro “Ceará Mares do Atum” e disponibilizadas no site da ACC e SEAPA. “Quem tinha dúvida acho que a partir de hoje mudou de ideia. Os chefes aqui presentes viram que é possível fazer receitas sensacionais com atum e as pessoas puderam se deliciar com esse pescado”, destacou o presidente da ACC, o chefe de cozinha Luciano Ferreira.

Os pratos foram produzidos pelos chefes: Ana Katarina (Cevichi de Atum Tropical), Barão (Delícia de Atum), Berta Lopes (Atum ao Molho de Laranja com Hortelã), Carlos Henrique (Gnocchi de Atum a Contandina), Dedé (Tataki e Atum Crocante), Demão (Atum a Costa Negra), Fabiana Rosa (Brandade de Atum), Giorgio Gustella (A Tunnina), Irene Semente (Patumjú), Jean Ribeiro (Filé de Atum Grelhado), Lúcia Soltero (Atum ao Molho de Coco), Luciano Ferreira (Stalke de Atum), Marie Anne (Atum em Crosta de Pimenta com Ratatouille), Maurício Campos (Dragão do Mar), Nilce Silva (Atum dos Deuses), Raul Ortsac (Pérola de Atum), Rosi Nôbrega (Creme de Cabotia com Gomos de Atum), Léo Gondim (Atum ao Molho de Tamarindo), Luhen Aquino (Atum a Belchior) e Charton (Trouxinha de Atum com Chutney de Tomate).

O Festival é apenas uma das ações que a Seapa vem realizando com o objetivo de desenvolver a pesca do atum no Estado. A Secretaria, em parceria com o Sindfrio, está trabalhando no Projeto Ceará Mares do Atum com ações de licenciamentos e certificações da frota; realização de cursos técnicos que visam capacitar as equipes de pesca; adequação de infraestrutura para recepção, beneficiamento e comercialização do pescado e divulgação do atum como um produto de qualidade e alta rentabilidade para o estímulo à expansão e atração de novas indústrias. “Contamos com total apoio do governador Camilo Santana e de parceiros para apoiarmos essa pesca e para que ela cresça legalizada e de forma organizada”, concluiu Euvaldo Bringel.

Estavam presentes na solenidade a coordenadora de Desenvolvimento da Pesca da Seapa, Julianna Albuquerque; o técnico da Seapa, Genaro Facó; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; o secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima; o superintendente estadual do Sebrae, Joaquim Cartaxo;  o representante do Sindfrio, Célio Vilela e demais autoridades.

Fotos: Chico Gomes

27.10.2017