Página Inicial Notícias Governo do Ceará investirá R$ 280 mil no PSF Camarão
Governo do Ceará investirá R$ 280 mil no PSF Camarão PDF Imprimir E-mail
Seg, 28 de Agosto de 2017 16:05

O Secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, se reuniu nesta sexta-feira (25) com produtores de tilápia e camarão de Jaguaribara. O encontro aconteceu no município e contou com a presença do prefeito Joacy Alves, do presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC), Cristiano Maia, técnicos da Seapa e representantes do setor. O tema central do encontro foi a implantação do Programa Saúde na Fazenda (PSF) em Jaguaribara e que também antederá outros municípios do Vale do Jaguaribe.

O PSF é um programa criado para monitorar as criações de camarão e dar suporte a pequenos produtores de municípios cearenses. Na ocasião o secretário Euvaldo Bringel anunciou o investimento do Governo do Ceará, por meio da Seapa, de R$ 280 mil para o Programa. “A Seapa já tem uma participação no PSF que atende o Litoral Leste com equipe técnica. Fico muito feliz em saber que esse Programa será ampliando para essa região, que necessita desse apoio tecnológico para que os produtores possam aprender a conviver com o vírus da mancha branca e outras doenças que possam prejudicar a produção”, destacou o gestor.

Ainda segundo o secretário, o montante será investido na contratação de técnicos e aquisição de insumos para funcionamento do laboratório. De contrapartida a Prefeitura Municipal doará o local para instalação do equipamento. “Só em Jaguaribara temos 40 produtores de camarão e tilápia e a instalação desse laboratório será fundamental para a sustentabilidade da produção”, destacou o prefeito Joacy Alves.

Presente na reunião o criador do PSF, professor Pedro Martins, apresentou o funcionamento do Programa. E o presidente da ACCC, Cristiano Maia, fez uma explanação de como está a movimentação do vírus da mancha branca em todo o mundo. Ele também destacou a contribuição desse apoio tecnológico que garantem a convivência com a doença sem perdas na produção.

Ao final do encontro o secretário teve e oportunidade de ouvir as principais demandas dos produtores de Jaguaribara e Região. No próximo dia 04 de setembro o gestor volta a se reunir com esse produtores e representantes do setor para dá encaminhamento as demandas, que passam pela liberação de linhas de crédito, capacitação e assistência técnica.

Programa PSF Camarão

O Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão, ou apenas PSF Camarão, foi criado pelo professor Pedro Carlos Cunha Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No Ceará, ele funciona desde 2015, coordenado pelo professor Sandro Neves, do curso técnico em Aquicultura que funciona no campus de Aracati do Instituto Federal de Educação (IFCE). O Programa trabalha com produtores dos municípios de Parajuru, Jaguaruana e Icapuí, no Listoral Leste, e conta com apoio do Governo do Ceará, através da Seapa, por meio de equipe técnica.

28.08.2017

Julyana Silveira Campos